23-02-2021 Imprimir PDF     Print    Print

69 árvores plantadas no Campo da Feira

O Município do Cadaval promoveu no Campo da Feira, na sede do concelho, uma ação de plantação de 69 árvores de quatro espécies, vulgarmente conhecidas por bordo (47), castanheiro-da-índia (seis), carvalho-americano (sete) e tília (nove).

Esta operação de arborização teve um custo de cerca de dez mil euros

A operação de arborização integra-se no projeto de requalificação do Campo da Feira. De acordo com o Gabinete Técnico Florestal municipal, as espécies foram escolhidas por serem árvores de médio e grande porte, na sua maioria de crescimento rápido, de folha caduca e com sistema radicular pouco agressivo para os pavimentos. 
“Foi tida em conta a forma e cor da sua folhagem, assim como a floração e a frutificação”, explicou Paula Almeida. Segundo a engenheira florestal camarária, “a plantação destas árvores permite não só embelezar o local, criando um enquadramento paisagístico muito mais aprazível, como criar um ambiente mais fresco durante o verão, para futuras atividades como caminhadas ou momentos de desporto”.
Para além disso, por serem de folha caduca, as árvores permitem a entrada de sol, no inverno, mantendo o local mais ameno.
“Os bordos foram colocados de forma a definirem os alinhamentos de vias de circulação (atuais e futuras), tendo o posicionamento das restantes sido escolhido de acordo com o tamanho e cor, de forma a dar a aparência de uma mata variada”, referiu João Santos, arquiteto camarário.
O técnico indicou ainda ter sido deixado um espaço sem árvores, correspondente à zona mais plana, como área de reserva para eventual instalação de recintos de espetáculos ao ar livre.
Esta operação de arborização teve um custo de cerca de dez mil euros e é ainda enquadrável no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (Oeste PIAAC), tendo em vista o potencial de sequestro do carbono.
A requalificação do Campo da Feira teve como primeira fase a execução dos circuitos acessíveis e da escadaria.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar