18-03-2020 Marlene Sousa Imprimir PDF     Print    Print

ACeS Oeste Norte aberto apenas para consultas urgentes

Todas as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte) da área de influência que corresponde aos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral, Alcobaça, Nazaré, Óbidos e Peniche suspenderam as consultas normais programadas, ficando salvaguardadas, apenas, as situações de atendimento urgente (consultas abertas), para todas as situações inadiáveis.

Ana Pisco assegurou que todos os casos confirmados ou suspeitos da área de influência do ACeS Oeste Norte são revelados diariamente pela DGS
As renovações de receitas podem ser feitas por telefone ou por e-mail e serão enviadas da mesma forma.
As unidades de saúde estão a contactar os utentes com consultas agendadas e estão a remarcá-las.
Ficou decidido suspender, temporariamente, os rastreios do cancro da mama, colo do útero, entre outros, bem como as visitas dos delegados de informação médica e as ações de formação internas e externas.
Estas são algumas das medidas de contenção do Covid-19 tomadas pela direção executiva do ACeS Oeste Norte, na sequência das orientações emanadas da Direção-Geral de Saúde (DGS), para a rede de cuidados primários que visam reforçar a segurança e proteção de utentes e profissionais nos centros de saúde.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a diretora, Ana Pisco, disse que AceS Oeste Norte tem desde fevereiro um Plano de Contingência para a pandemia. “Todas as unidades funcionais de saúde do ACeS Oeste Norte têm uma sala de isolamento para os casos que vierem a ocorrer, seguindo depois as orientações da DGS”.

“Suspeitos de infetados estiveram em sala de isolamento”

A responsável revelou que já houve “alguns casos em salas de isolamento e foram seguidas as orientações da DGS - contacto com a linha SNS 24 e/ou Linha de Apoio Médico consoante as situações”.
“Todos os casos são sinalizados no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) ou são encaminhados pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, conforme as orientações da DGS”, apontou.
Ana Pisco assegurou que todos os casos “confirmados ou suspeitos da área de influência do ACeS Oeste Norte são revelados diariamente pela DGS, a quem compete a gestão desta informação”. “Todos os casos em vigilância na região Oeste Norte (concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) estão a ser geridos pelas autoridades de saúde locais”, garantiu.
Instituições e empresas têm pedido para auxílio para os planos de contingência.
A diretorora executiva do ACeS Oeste Norte revelou ainda que há nas Caldas e região Oeste “laboratórios privados com possibilidade de recolha dos produtos biológicos ao domicílio”, para verificação do Covid-19.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar