20-03-2019 José Grilo - coordenador do Gabinete de Comunicação da JSD/Caldas Imprimir PDF     Print    Print

Olhar JSD

A evolução do Marketing e a sua importância

Graças à internet e à globalização, hoje em dia qualquer pessoa tem acesso a informação quando e onde quiser, seja pelo telemóvel, computador ou tablet.

A forma como o marketing é praticado tem evoluído bastante, além de muitas outras coisas, tornou se essencial para as empresas e para as marcas encontrar novas formas e meios de comunicação para gerar vendas. Vários especialistas na área do marketing dividem esta evolução em quatro fases distintas, sendo elas do Marketing 1.0 até ao Marketing 4.0.
Comecemos pela era do Marketing 1.0, que vem desde dos primórdios da revolução industrial até meados da segunda guerra mundial. Era um tipo de marketing focado apenas no produto, isto é, na produção em massa, onde o grande objetivo era vender o máximo. A incapacidade de resposta deste tipo de marketing e os resultados negativos que começaram a surgir deram lugar a uma nova era.
O Marketing 2.0 vem então transferir o foco no produto para o consumidor, permitindo assim que dê resposta às suas necessidades e desejos. No final dos anos 80, este tipo de marketing era caraterizado pela frase “o cliente tem sempre razão”. Já a entrar numa era de avanços tecnológicos, onde se segmentava os diferentes públicos, as tecnologias de informação a crescer fez-se a seguinte pergunta: “Porque não usar a tecnologia para comunicar melhor?”
Surge então o Marketing 3.0 no início do milénio, onde as empresas querem vender, mas talvez ainda mais importante era a maneira como vender e o impacto que causam no consumidor. Nesta época surgem então grandes empresas de referência como a Google, Apple e Amazon, cuja intenção era tornar o mundo melhor e transmitir valores corretos para a sociedade.
Hoje em dia vivemos no Marketing 4.0, adaptado para os meios digitais, como as redes sociais e outros. A comunicação hoje é tão grande que é preciso todos os dias estar-se online para saber as tendências.
Qualquer empresa/marca ou organização tem de marcar presença no meio digital, pois as alternativas são tantas que o cliente ou consumidor pode mudar a qualquer instante.
Em síntese termino dizendo que a comunicação e o marketing são uma guerra pela atenção das pessoas e devem ser executadas com o melhor dos intuitos e valores possíveis pois estamos a influenciar as gerações futuras.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar