26-05-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

Alunos dos 11.º, 12.º e cursos profissionais regressaram às aulas presenciais

Após a interrupção do ensino presencial devido à situação de pandemia ocasionada pela Covid-19, os alunos dos 11.º e 12.º anos, do ensino secundário, e os alunos dos cursos profissionais, regressaram ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos no passado dia 18.

Foram reunidas todas as condições para dar resposta a este regresso”, assegurou o diretor do Agrupamento
“Apesar da situação atual gerar algum receio em toda a comunidade escolar, é notória a satisfação dos alunos no seu regresso à escola bem como o sentido de responsabilidade que cada um deles faz transparecer através de atitudes e conversas, demonstrando confiança e segurança”, declarou José Santos, diretor do Agrupamento.
“Foram reunidas todas as condições para dar resposta a este regresso da melhor forma possível. Nesse sentido, verificou-se o desdobramento de turmas, para um ensino/aprendizagem com distâncias de segurança e bem-estar geral. É obrigatório o uso de máscara e a desinfeção sistemática das mãos. Foram definidos percursos específicos, que se encontram muito bem delineados, para a circulação dos alunos, com a constante supervisão de funcionários”, adiantou o responsável.
Segundo o diretor do Agrupamento, “as regras de circulação pela escola são cumpridas sem quaisquer contratempos e com a colaboração de todos os elementos, incluindo os alunos”.
Para além disso, “numa tentativa de proporcionar um ensino de qualidade e salvaguardando a equidade do processo de ensino/aprendizagem, as aulas presenciais estão a ser transmitidas para aqueles alunos que, por questões de saúde não podem estar presentes”. Ainda dentro desta preocupação, pelos alunos continua a ser cumprido o horário de aulas assíncronas ou não presenciais.
No que concerne ao ensino a distância, “tem-se revelado positivo, conseguindo responder às necessidades dos alunos e minimizando os prejuízos da situação atual que vivemos, já por si, tão intensa e que mexeu com a vida de todas as pessoas de uma forma drástica”.
De salientar as dinâmicas de colaboração que se estreitaram durante este período entre todos os membros da comunidade educativa, nomeadamente o papel do município, do Parque tecnológico, das empresas da região, das associações de pais e encarregados de educação, em suma, de todos os intervenientes.
José Santos sublinhou “o papel de todos os colaboradores, professores, funcionários, intervenientes diretos, que prontamente reinventaram os seus métodos, os seus procedimentos, as suas dinâmicas a esta nova e infeliz conjuntura e dos alunos, jovens preocupados, atentos e conscientes da gravidade desta altura de pandemia, que têm sido excepcionais no cumprimento de todas as regras dos nossos planos de contingência”.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar