12-03-2019 Mariana Martinho (texto) Diana Dias (fotos) Imprimir PDF     Print    Print

Protocolo com a Altice Labs

Alunos da ESAD.CR desafiados a desenvolver design para router de cortiça

Os alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) foram desafiados pela Altice Labs a desenvolverem o design para uma das edições limitadas do recém anunciado ‘router’ em cortiça, desenvolvido em conjunto com a Corticeira Amorim. Este desafio, que foi lançado durante a assinatura do protocolo entre a ESAD.CR e a Altice Labs, faz parte das iniciativas de apoio à responsabilidade social, no âmbito da educação, e tem como intuito estimular a inovação.

[+] Fotos
Responsáveis pela Altice Portugal deram a conhecer protótipo
Este protótipo, que foi apresentado ao mercado durante a cerimónia de celebração do terceiro aniversário da Altice Labs, em Aveiro, resulta de uma parceria com a Corticeira Amorim, e consiste num router, que terá menos 50% de plástico e aproveitará as caraterísticas da cortiça, tornando-se assim mais ecológico mas mantendo as mesmas funcionalidades.
Segundo o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, “o objetivo é que este inovador router seja um exemplo de sustentabilidade, mas também passe a ser uma peça de design central nas casas das famílias”. Para que isso aconteça, a empresa convidou diversos artistas portugueses e desafiou os estudantes da ESAD.CR, através do protocolo, para decorarem os equipamentos, de modo a que estes se tornem, em simultâneo, um “ex-libris das nossas salas”.
Igualmente referiu que “independentemente da boa tecnologia que estes routers têm, o design vai fazer toda a diferença e ainda reafirmar a nossa liderança”.
Esta parceria vai assim promover em breve “edições limitadas destas caixas de cortiça assinadas por artistas e por alunos desta escola, que nos vão surpreender pela positiva”.
O diretor-geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, recordou que esta ligação entre a academia e o conhecimento científico, que é “um dos principais pilares do ecossistema de inovação”, começou com a Universidade de Aveiro (UA), através do concurso "Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa". Essa “relação” é algo que a entidade quer replicar e trazer para ESAD.CR.
“É com enorme satisfação que assinei este protocolo, fortalecendo a ligação, que já temos com o politécnico através da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, e agora, com a Escola de Artes”, referiu.
Além disso esclareceu que este protocolo com a ESAD.CR vai ainda permitir que a empresa supere as “expetativas dos nossos clientes mas também de nós próprios”.
Esta parceria, segundo o diretor da ESAD.CR, João Santos é o “reconhecimento de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela nossa escola e pelo politécnico, quer ao nível do design, quer ao nível da inovação”.
O docente também explicou que este protocolo vai permitir a colaboração e investigação de projetos, bem como o intercâmbio de especialistas e o desenho ilustrado dos produtos da Altice.
Nuno Rodrigues, vice-presidente do Politécnico, destacou que é com “grande prazer que damos a boas vindas à Altice e congratulamos por este reforço na parceria, que nós já temos a alguns níveis, neste caso especificamente na área do design alinhado com o eixo do ensino, através dos nossos cursos de designer do produto e o novo curso de mestrado em tecnologias para a saúde e bem-estar”.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar