04-02-2015 Cultura, Lusa, Peniche Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Antigo reservatório de água de Peniche transformado em centro interpretativo

Peniche, Leiria, 04 fev (Lusa) – O Reservatório do Filtro que servia a primeira rede de abastecimento domiciliário de água de Peniche, construído em 1931, está a ser reabilitado pelos serviços municipalizados para passar a funcionar como espaço interpretativo.

“É um elemento patrimonial muito interessante que entendemos que deve ser preservado e aberto à visitação pública”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia, independente eleito pela CDU.

Construído em 1931 para apoio à primeira rede de abastecimento domiciliário de água em Peniche, o Reservatório do Filtro está a ser reabilitado pelos Serviços Municipalizados de Peniche num investimento de 142.797,35 euros.

Para além da preservação do próprio reservatório, a verba contemplará o arranjo da zona envolvente, incluindo a iluminação do reservatório, a colocação de calçada e outros pavimentos, ajardinamentos e a instalação de algum mobiliário urbano e equipamento.

Entre estes equipamentos contam-se “sete painéis interpretativos aludindo à história da água em Peniche”, que serão colocados “em volta do reservatório, num percurso que os visitantes podem fazer” e que complementará “a abertura do espaço à visitação pública”, explicou o autarca.

A reabilitação do filtro, que se localiza na entrada da cidade, em Peniche de Cima, próximo da praia da Papoa, fará daquele equipamento “mais uma atração turística para os visitantes nacionais e estrangeiros cujo número tem aumentado devido à proximidade à praia da Papoa, cada vez mais procurada por surfistas de ondas grandes”, acrescentou.

A obra, iniciada a 22 de janeiro, terá uma duração de 90 dias e contempla ainda alguns trabalhos ligeiros de contenção do talude da zona envolvente.

 

DYA // ROC

 

Lusa/Fim

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar