28-08-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Apresentação da obra de João Serra sobre Ferreira da Silva no Museu do Bombarral

Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva, recentemente editado pela Escola Superior de Arte e Design, vai ser apresentado no Bombarral no próximo dia 7 de setembro, às 15 horas. A sessão é patrocinada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal.

Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva, vai ser apresentado no Bombarral no próximo dia 7 de setembro

Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista que viveu entre 1928 e 2016.

Nascido no Porto, Ferreira da Silva exerceu a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e nas Caldas da Rainha.

No Bombarral, iniciou a sua atividade junto de Jorge de Almeida Monteiro e da Cerâmica Bombarralense, desde 1944 até ao princípio da década de 1950. No círculo de Almeida Monteiro, Ferreira da Silva conheceu outros artistas, como Júlio Pomar, Dias Coelho e Maria Barreira, contactos que seriam decisivos para o caminho que desenvolveria a partir de então.

Na sessão de apresentação deste livro, intervirá Dóris Santos, técnica superior de museus, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré. É Mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, escola onde atualmente prepara o seu doutoramento em História de Arte, especialidade de Museologia e Estudos Artísticos. Foi uma das coordenadoras editoriais da obra Arte Por Terras do Bombarral, publicada em 2017.

João B. Serra é historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes.

Membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche.

Foi Comissário do Programa Molda (Caldas da Rainha Cidade Cerâmica), entre 2015 e 2019.

Foi também programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar