23-05-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Assinados protocolos para mais testes a pescadores

Foram assinados na passada quarta-feira mais protocolos de colaboração para a realização de testes laboratoriais de diagnóstico Covid-19 e reforço das medidas de proteção individual dos profissionais da pesca, ampliando a capacidade para 500 exames aos pescadores que exercem a sua atividade nos portos de Peniche e da Nazaré.

A assinatura decorreu no Edifício Cetemares, em Peniche, onde está o laboratório para o tratamento dos testes
Os documentos foram subscritos pelos titulares do Politécnico de Leiria, Câmara Municipal de Peniche, Câmara Municipal da Nazaré, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Docapesca, Opcentro - Cooperativa da Pesca Geral do Centro, CAPA – Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, em cerimónia presidida pelo ministro do Mar que, com o secretário de estado da Saúde, homologou os protocolos.
Tendo como pano de fundo um roll-up que referia que “estamos todos no mesmo barco”, o ato de assinatura decorreu no Edifício Cetemares do Politécnico de Leiria, em Peniche, local onde está instalado o laboratório certificado para o tratamento das amostras / testes à Covid-19, recolhidas no quartel dos bombeiros.
Os pescadores abrangidos exercem a sua atividade nos portos de pesca de Peniche e da Nazaré, em embarcações associadas da Opcentro e da CAPA, ambas sediadas no porto de Peniche.
Durante a cerimónia, o diretor-geral dos recursos naturais, segurança e serviços marítimos procedeu à entrega de equipamentos de proteção individual às duas entidades cooperativas.
No setor das pescas, a atividade obriga à proximidade física, o que determina o reforço de medidas de proteção de modo a que, com o seu trabalho, se mantenha a cadeia de produção e o regular abastecimento do mercado alimentar.
O centro de diagnóstico em Peniche, que entrou em funcionamento no dia 27 de abril, é certificado pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge e funciona com a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria.
Esta estrutura está particularmente dedicada à realização de 3.000 testes aos utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para idosos e dos serviços de apoio domiciliário nas Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria e Região Oeste e noutros locais que se mostre necessário, sob coordenação do Instituto da Segurança Social, através de um protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar