18-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Atividade termal regressa a Alcobaça

Após 22 anos de encerramento as Termas da Piedade estão de volta a Alcobaça. O Your Hotel & Spa Alcobaça é uma unidade hoteleira classificada de quatro estrelas, que se encontra localizada na Vestiaria, a três quilómetros da cidade. É neste local onde se localizam as águas termais.

Tratamentos com águas termais
Perdeu-se no tempo o início do aproveitamento das águas da Piedade com fins terapêuticos. Durante o século XIX o interesse nacional por banhos de imersão (termas) era cada vez mais crescente. Segundo estudiosos, as nascentes teriam sido exploradas durante a romanização. É sabido que no tempo do Cardeal-rei D Henrique aqui se tomavam os “Banhos de Cura” e que terá mandado edificar nos finais do século XVI uma capela sob a égide da Senhora da Piedade, nome esse que ficou até aos nossos dias.
Nesta altura, já se banhavam aqui cerca de 2000 aquistas, cerca de 10000 a 12000 banhos nas alturas compreendidas entre março a outubro. O primeiro estabelecimento termal foi construído pelos monges de Cister. Era de rudimentar construção, constituído somente por uma casa e por umas tinas para banhos de imersão.
Depois de longos anos sob a égide da municipalidade, a entidade camarária de Alcobaça concedeu a ordem de exploração a particulares, nomeadamente às famílias Sousa Carvalho, Serrazina/Lameiras e até ao momento atual por intermédio de Álvaro de Jesus Francisco, atual proprietário.
Em 1981 as águas da Piedade foram adquiridas pela Sociedade Termas da Piedade, Lda, que ao longo dos anos transformou, melhorou e remodelou a unidade termal, contribuindo para o melhoramento do Turismo Termal.
Em 1997, a atividade termal associada à utilização das águas da Piedade foi interrompida por alterações nas caraterísticas das águas. Fruto desta situação, foi efetuado um reenquadramento do negócio, criando-se o Your Hotel & Spa Alcobaça em 2007, preparado para receber, assim que possível, as Águas da Piedade, já com as caraterísticas naturais estabilizadas.
Esse momento chega agora, após um último ciclo de investimentos efetuado desde 2013. Ao longo dos últimos seis anos foram investidos aproximadamente 500 mil euros em investigações, furos e análises, com o apoio de geólogos pertencentes à universidade de Coimbra.
Vinte e dois anos após o encerramento da atividade termal e de inúmeras tentativas de reabertura da mesma, foi possível reunir as condições necessárias.
A reabertura da atividade termal no Your Hotel & Spa Alcobaça ocorreu no dia 12 de setembro. A inauguração contou com a presença dos proprietários Susana Gaspar, Álvaro Jesus Francisco, Vítor Leal (presidente da Associação das Termas de Portugal), Paulo Inácio (presidente da Câmara Municipal de Alcobaça), entre várias individualidades.
As águas da Piedade agregam inúmeros benefícios para a saúde, nomeadamente para o aparelho digestivo, aparelho músculo esquelético, aparelho urinário e valências dermatológicas. As águas da piedade emergem-se a 27 °C com um PH neutro de 6,9. Estas águas são consideradas cloretada sódica e hipersalina.
As Termas da piedade dispõem tratamentos termais tais como duche vichy, duche agulheta, banhos termais, ingestão de águas termais e ainda um tratamento inovador, hidrocolonterapia, que consiste numa limpeza e purificação do intestino através da utilização de águas termais para regeneração de células. Para a realização de cura termal é necessário a prescrição médica de um médico hidrologista.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar