06-12-2018 Marlene Sousa Imprimir PDF     Print    Print

Através da gastronomia a EHTO viajou até à Tailândia

A gastronomia tailandesa marcou presença no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) na passada sexta-feira, com mais uma edição do projeto “À La Carte”, que pretende aproximar a realidade escolar ao mercado de trabalho, fazendo os alunos trabalhar com carta e obrigando-os a maior diálogo no serviço.

[+] Fotos
Os alunos do curso de técnicas de restauração e serviço de bebidas serviram aos clientes o chá verde e o cocktail picante, Black Friday

Desta forma os clientes tiveram oportunidade de saborear uma cozinha que está cada vez mais difundida e apreciada em Portugal. O rico sabor da culinária Thai faz com que o equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores seja valorizado nesta cozinha.
O almoço foi confecionado pelos alunos do 3º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria e servido pelos do 2º ano de Técnico de Serviço de Restauração e Bar. Para os clientes não apreciadores da gastronomia tailandesa, havia também a escolha de alguns pratos da tradicional comida portuguesa.
Na chegada à escola os alunos serviram aos clientes o chá verde muito popular na Tailândia. Mas para os que preferiram um aperitivo com um forte sabor apimentado, puderam provar o Black Friday, composto por rum, xarope picante, licor de cana e malagueta.
Para a entrada havia duas opções, satay de frango ou enguias fritas.
Na carta dos pratos, os clientes puderam escolher entre Pad Thai, (feito com noodles de arroz, que são fritos com ovo, e depois envolvido com camarão), Kai Med Ma Muana (noodles, galinha e caju), caldeirada ou chanfana.
Para a sobremesa havia duas opções, arroz doce tailandês ou pudim abade de priscos.
Os pratos, como é costume, primaram pela boa apresentação e pela confeção cuidada, com boa harmonia entre os sabores.
Para acompanhar havia espumante São Domingos rosé de 2014 e vinhos branco – Covela Arinto, colheita de 2016 e tinto – Terras Altas (2011).
O restaurante pedagógico da escola teve neste almoço temático a presença o piloto de aviação Luís Caixeiro, de Leiria, que depois da refeição participou numa atividade que decorreu no âmbito do módulo de Tecnologias Digitais aplicadas à Operação Aérea. O piloto partilhou a sua experiência profissional com os alunos do curso de Turismo.
O piloto comercial de avião destacou o boom de turismo que Portugal tem recebido nos últimos anos, sublinhando a importância de “estarmos abertos ao exterior” e de saber “partilhar a nossa cultura”. “Nós trazemos os turistas para cá e depois tem que haver quem os receba da melhor forma para voltarem”, adiantou Luís Caixeiro, que é piloto há onze anos.
O profissional da aviação falou da importância do trabalho em equipa em todas as profissões e desenvolveu alguns instrumentos que permitem simplificar e melhorar o trabalho dos pilotos no interior da cabine de pilotagem, fazendo o enquadramento e semelhanças com as profissões ligadas ao turismo e cozinha.
Luís Caixeiro abordou ainda o tema da ansiedade no contexto profissional, exemplificando com a curva do stress.
Foi uma atividade bastante enriquecedora para os alunos, que fizeram várias questões ao piloto comercial de avião.

Workshop de Natal

Aproxima-se o natal, e começa-se a planear com antecedência os pratos especiais para a época. Como já é hábito, a EHTO vai realizar um workshop com iguarias especiais para o natal, que vai decorrer a 14 de dezembro, pelas 19h00, dinamizado pelo chef Luís Tarenta. As inscrições estão abertas e no fim da atividade haverá um momento de degustação.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar