05-12-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Centro

Redação, 05 dez (Lusa) – Notícias breves da região Centro.

 

CANTANHEDE: Espetáculo de marionetas 'Mãos de sal' no Pavilhão Multiusos de Febres

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta, no âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura', o espetáculo ‘Mãos de sal’, no domingo, às 18:00, no Pavilhão Multiusos da vila de Febres, no concelho de Cantanhede.

Destinado a maiores de quatro anos, 'Mãos de Sal’, que “recria as lendas e tradições das gentes do mar através da voz de uma criança que sonha ser pescador”, tem duração de 45 minutos.

'Coimbra Região de Cultura' é uma “rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas, sempre com entrada livre”, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A CIM Região de Coimbra reúne os 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares), Mealhada (distrito de Aveiro) e Mortágua (Viseu).

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta “rede de iniciativas pluridisciplinares, que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da região” e que é cofinanciada por fundos europeus.

 

MEALHADA: Concerto de Paco Bandeira e Filarmónica Lyra Barcoucense no Cineteatro

Um “concerto único” pelo cantor Paco Bandeira e pela Banda Filarmónica Lyra Barcoucense vai ter lugar no sábado, às 21:30, no Cineteatro Municipal Messias, na cidade da Mealhada.

“Paco Bandeira, que regressa aos espetáculos após anos de afastamento, deverá revisitar toda uma carreira que faz parte do cancioneiro de grande parte dos portugueses do pós 25 de Abril, refere uma nota da Câmara da Mealhada, adiantando que deverão ser recordados “sucessos como ‘A minha cidade’ (mais conhecido por ‘Ó Elvas, Ó Elvas’), ‘Minha quinta sinfonia’, ‘Chula da Livração’ ou ‘A ternura do quarenta’.

O espetáculo também colocará em palco a Filarmónica Lyra Barcoucense, de Barcouço (concelho da Mealhada), fundada em 1905, “quando um grupo de músicos de instrumentos de cordas” criou a tuna Barcoucense, que “só em 1919 passou a designar-se ‘filarmónica’ e que nos anos de 1980 “começou a funcionar de forma mais estruturada, com uma dinâmica mais próxima da profissionalização e sendo a casa de origem de reputados músicos, por exemplo, do meio militar português”, acrescenta a autarquia.

Pouco antes, às 21:00, será inaugurada, igualmente no Cineteatro Messias, uma exposição de fotografia, de Duarte Henriques, intitulada ‘Quotidianos’. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até janeiro de 2019, entre as 15:00 e as 21:00, às quartas e quintas-feiras, e entre as 15:00 e as 22:00, de sexta-feira a domingo.

 

PENAMACOR: Encontro de idosos e ‘Natal sénior’ no dia 16 no pavilhão da vila

No âmbito do evento ‘Penamacor vila madeiro’, a Câmara Municipal desta vila do distrito de Castelo Branco promove o Encontro Concelhio de Idosos/Natal Sénior, no dia 16.

Do programa do encontro, que terá lugar no Pavilhão Desportivo de Penamacor, fazem parte “a celebração de uma missa, um almoço convívio, animação musical durante a tarde e um lanche partilhado”, refere a autarquia, numa nota enviada à agência Lusa.

O município oferece o almoço a todos os participantes e assegura “o transporte de todos os idosos que queiram participar no encontro”, acrescenta a Câmara, indicando que os interessados se deverão inscrever até sexta-feira, designadamente nas juntas de freguesias e centros de dia do concelho.

 

LEIRIA: Festejos de Natal condicionam trânsito nos fins de semana no centro da cidade

A realização do evento ‘Leiria cidade Natal’, que está a decorrer, até 06 de janeiro de 2019, implica “algumas alterações ao trânsito para a promoção das várias atividades”, anunciou a Câmara Municipal.

Nos fins de semana, durante o período em que decorre o programa de animação e festejos natalícios, promovido pelo município, o trânsito será cortado no Rossio de Leiria, entre a Rotunda do Sinaleiro e o Largo Paulo VI, entre as 14:30 e as 18:30, indica a autarquia, numa nota enviada à agência Lusa.

No dia 16, os condicionalismos à circulação automóvel são alargados, igualmente entre as 14:30 e as 18:30, a outras zonas do centro da cidade, para a realização da ‘Parada de Natal, que percorre espaços como o Largo da República, Rua de Alcobaça, Avenida Combatentes da Grande Guerra, Praça Goa, Damão e Diu, Avenida Heróis de Angola e ruas de São Francisco e Mouzinho de Albuquerque.

 

JEF // SSS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar