26-08-2015 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País (2.ª edição)

Redação, 26 ago (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

LISBOA: Avenida Infante Santo reabre quinta-feira ao trânsito

 

A Avenida Infante Santo, em Lisboa, reabre na quinta-feira à tarde ao trânsito, depois de quatro meses encerrada à circulação automóvel devido a obras, informou hoje a Câmara Municipal em comunicado.

“Terminam esta semana as obras de saneamento na Avenida Infante Santo, pelo que aquela artéria reabre à circulação na tarde de (…) quinta-feira, 27 de agosto, nos mesmos moldes em que funcionava antes do encerramento”, lê-se no documento.

As obras começaram naquela avenida no dia 27 de abril.

 

 

LISBOA: PSP detém suspeitos de sequestro e roubo

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje a detenção, fora de flagrante delito, de dois homens, de 33 e 43 anos, suspeitos de crimes de sequestro e roubo, em Lisboa, na madrugada de terça-feira.

Segundo a PSP, os suspeitos aproximavam-se das vítimas em zonas de diversão noturna, levando-as depois até locais isolados da cidade, para que fornecessem os códigos dos cartões de crédito/débito e efetuassem levantamentos bancários contra a sua vontade. A investigação da PSP permitiu relacionar os suspeitos a diversos crimes de sequestro e roubo.

Os dois detidos, já com antecedentes criminais, foram hoje presentes ao Juiz de Instrução Criminal, que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

 

 

LISBOA: “Avós do Coração” acolhem universitários em casa

 

A Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, anunciou hoje que estão abertas as inscrições para a participação dos idosos no projeto “Avós do Coração”, que visa acolher em casa jovens universitários.

O projeto pretende apoiar “jovens que estudam longe da terra natal e procuram um lar confortável onde possam ficar” alojados na cidade de Lisboa, aproveitando, ao mesmo tempo, para combater a solidão dos idosos, porque “são muitos os avós que passam os seus dias sem uma agradável companhia”, explicou a Junta de Freguesia.

Organizado pela Comissão Social da Freguesia, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), a Associação Coração Amarelo e a Polícia de Segurança Pública (PSP), o projeto teve início em 2014 com “uma situação piloto a funcionar durante um ano letivo”.

 

 

NAZARÉ: "Secagem do Peixe, uma Arte" no Centro Cultural

 

"Secagem do Peixe, uma Arte" é a exposição que vai estar patente, entre 29 de agosto e 13 de setembro, no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota).

Composta por imagens e textos explicativos, a mostra aborda a tradição de secar o peixe, de origem pouco conhecida, “mas, provavelmente, a melhor maneira de conservar o pescado para os dias de escassez”, refere a Câmara Municipal, numa nota em que estima que “seria desta forma que as peixeiras garantiam o sustento para as suas famílias e peixe para vender nos mercados da região”.

A secagem dura cerca de dois a três dias, dependendo das condições atmosféricas e cada espécie tem uma forma diferente de secagem. Na Nazaré distinguem-se duas formas de secagem: o peixe seco e o enjoado, com características de preparação e de consumo diferentes.

A sul da praia, quase em frente ao Centro Cultural da Nazaré, encontra-se o “Estindarte”, ou estendal de secagem de pescado, onde as várias peixeiras secam e vendem o peixe ali exposto.

 

 

NAZARÉ: Programa “Férias de Verão” prolongado

 

Foi prolongado até 04 de setembro o programa Férias de “Verão” na Praia da Nazaré, iniciativa que resulta da parceria entre a Câmara Municipal, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e o Agrupamento de Escolas da Nazaré, no âmbito do Projeto “Criatividade”.

O projeto visa apoiar as famílias no período de interrupção letiva, proporcionando diversas atividades, serviço de transportes das crianças e almoço.

O alargamento do programa, que deveria terminar a 28 de agosto, “vai ao encontro das necessidades dos pais, encarregados de educação, e alunos, já que o ano letivo 2015-2016 começa mais tarde do que habitual”, esclareceu a autarquia.

 

 

ÓBIDOS: Leproso do Mercado Medieval angariou mais de 600 euros para os Bombeiros

 

Um figurante que tradicionalmente assume a personagem do “Leproso”, a quem o público dá esmolas, angariou na última edição do Mercado Medieval de Óbidos a quantia de 638 euros.

A verba foi mais uma vez doada aos bombeiros pelo animador que, anualmente, contribui para a corporação com as verbas recolhidas em cada edição do Mercado Medieval.

 

CZF/DYA/MCL/SYSM // JLG

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar