14-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 15 mai (Lusa) – Notícias breves do país:

 

MADEIRA: JPP organiza no sábado jornadas de saúde

 

O partido Juntos pelo Povo (JPP) anunciou hoje que vai promover umas jornadas da saúde, no próximo sábado, no Funchal, para refletir sobre os atuais problemas no setor.

“Pretendemos que este momento sirva para uma melhor reflexão sobre os problemas presentes, detetados constantemente, e que sirva também para identificar quais as estratégias para construir um desenvolvimento sustentável neste setor”, declarou a deputada regional Patrícia Spínola numa conferência de imprensa realizada no Funchal.

A parlamentar acrescentou que objetivo é ter “o contributo de convidados da área da saúde, pessoas com muita experiência na sua carreira e na sua prática, no âmbito hospitalar, farmacêutico e da enfermagem”.

“Cada contributo será fundamental para a construção de uma sociedade justa, no acesso à saúde com qualidade, longe da realidade inaceitável que se verifica atualmente”, destacou, realçando que esta iniciativa do JPP “é livre de ideologias”.

 

MADEIRA: Universidade realiza I Encontro em Linguística

 

A Universidade da Madeira (UMa) informou hoje que vai realizar na terça-feira o primeiro Encontro em Linguística: Sociedades e Culturas, contando com a presença de docentes das academias de Évora e da Beira Interior.

A nota refere que vão ser apresentadas diversas comunicações sobre esta temática, como temas como “O Uso dos Dicionários de/para DaF e ELE: Análise de um Inquérito desde uma Perspetiva Contrastiva” e a “Recolha de um conto popular e dois romances tradicionais de uma contadora de estórias da Ponta Delgada (ilha da Madeira)”.

Também o historiador Rui Carita vai falar sobre “Eugénio de Paula Tavares (1867-1930) e Badinha Medina e Vasconcelos (Relações entre a Madeira e Cabo Verde)”, incluindo o programa a abordagem de outros temas como “O Barranquenho: língua minoritária na raia?” e “Linguística e Cultura: Rumos Diacrónicos e Sincrónicos do Português”.

O encontro enquadra-se no âmbito do mestrado Linguística: Sociedades e Culturas, um programa de formação avançada da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa.

 

 

LISBOA: Metro realiza estudo sobre perfis dos clientes

 

O Metropolitano de Lisboa vai conduzir um inquérito sobre os perfis dos utilizadores da rede, a partir de hoje e até 10 de junho, nas principais estações do Metro, informou hoje a empresa.

O estudo procura conhecer, "em termos socioeconómicos, hábitos de viagem, necessidades e expetativas de viagem", de acordo com o comunicado divulgado pelo Metropolitano de Lisboa.

De acordo com a empresa, "os entrevistadores estão devidamente identificados", os questionários vão ser de "resposta rápida" e vão ser elaborados pela empresa A.C. Nielsen Portugal - Estudos de Mercado Unipessoal, Lda.

O Metro de Lisboa apela ainda à colaboração dos clientes, com a finalidade de criar "estratégias de operação, comunicação, inovação, criação e adaptação de novos serviços e produtos ainda mais adequados às necessidades de mobilidade".

 

 

SEIA: PSP apreende foguetes armazenados em local não licenciado

 

O Comando Distrital da PSP da Guarda anunciou hoje a apreensão de 620 foguetes de cana, que estavam armazenados num local não licenciado, no concelho de Seia.

A PSP refere em comunicado que os artigos pirotécnicos foram apreendidos na sexta-feira, através do Núcleo de Armas e Explosivos, durante uma fiscalização a um local onde iria decorrer um evento pirotécnico, tendo sido levantado um auto de notícia por contraordenação por armazenagem de produtos pirotécnicos em local não licenciado.

Da ação de fiscalização resultou a apreensão de 36 foguetes de bomba n.º 6; 204 foguetes de bomba n.º 4; 214 foguetes de bateria especial; 32 foguetes de cinco tiros; 30 foguetes de 10 tiros; 32 foguetes de alternado; 42 foguetes trauliteiros; e 30 foguetes de metralhadora.

 

 

MADEIRA: Abertas inscrições para Oficina do Empreendedor

 

O Governo da Madeira e a Startup Madeira abriram hoje as inscrições para a sétima edição da Oficina do Empreendedor, um programa de estímulo ao empreendedorismo apoiado pelos fundos comunitários do quadro regional 2014-2020.

A nota divulgada menciona que as edições anteriores abrangeram 275 participantes, tendo por objetivo “continuar a ajudar empreendedores a adquirirem conhecimentos e competências do mundo empresarial, para que estes possam transformar as suas ideias em oportunidades de negócio”.

Este é um programa gratuito que vai decorrer nos dias 09 e 10 de junho e 16 e 17 de junho, num total de 32 horas, tendo por alvo “todos os que, tendo ou não ocupação profissional, pretendam desenvolver e aprofundar as suas capacidades empreendedoras bem como adquirir conhecimentos do mundo empresarial por forma a desenvolver a sua ideia de negócio”.

A iniciativa é limitada a 50 participantes, aponta ainda a nota, indicando que O programa, o regulamento e o formulário de inscrições já estão disponíveis em www.startupmadeira.eu.

 

ALCOBAÇA: Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Turquel

 

Dois homens, de 19 e 40 anos, foram detidos na localidade de Turquel, no concelho de Alcobaça, por suspeita de tráfico de estupefacientes, divulgou hoje a GNR.

Os suspeitos foram detidos na sexta-feira no decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, em que militares do posto territorial de Alcobaça e Benedita “abordaram dois ocupantes de um veículo, que adotaram um comportamento suspeito”, refere a GNR em comunicado.

Os detidos tinham na sua posse 29 doses de heroína e 11 doses de crack, tendo sido constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

 

MADEIRA: PJ detém alegado traficante de haxixe

 

Um homem de 28 anos foi detido na Madeira pela Polícia Judiciária (PJ) na posse de haxixe suficiente para 800 doses individuais, informou hoje esta autoridade.

A nota refere que a detenção foi efetuada no Funchal, numa ação desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal do Funchal (DIAP), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR).

O homem está indiciado pela prática de um crime de tráfico de estupefacientes, tendo sido detido em flagrante delito.

O detido foi ouvido no domingo em primeiro interrogatório pelas autoridades judiciais e ficou sujeito a termo de identidade e residência.

 

 

ASR/DYA/AZF/AMB/ROC // ROC

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar