12-11-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 12 nov (Lusa) - Notícias breves do País:

 

TORRES VEDRAS: Associação Comercial distinguida no centenário

 

A Câmara de Torres Vedras distinguiu com a medalha de ouro de mérito municipal a Associação Comercial e Industrial da Região Oeste (ACIRO), na sessão solene do feriado municipal, que se assinalou no domingo.

O Município condecorou a ACIRO por esta completar este ano o primeiro centenário.

A ACIRO, que conta com 1.300 associados, foi fundada em 1918 para defender os interesses dos comerciantes e promover ações direcionadas para o setor económico nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval e Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa.

Em 1983, a associação passou também a representar o tecido industrial nesses concelhos e, em 1993, obteve o estatuto de utilidade pública.

 

 

FUNCHAL: Câmara assina acordo com cidade do Havai

 

A Câmara Municipal do Funchal e uma delegação da cidade de Kauai, no Havai, assinaram hoje um acordo de cooperação, numa altura em que se assinalam os 140 anos da chegada dos primeiros emigrantes madeirenses àquele arquipélago.

O presidente da autarquia funchalense, Paulo Cafôfo, realçou que os emigrantes madeirenses foram trabalhar nas plantações de cana sacarina, estimando que “hoje cerca de 10% da população havaiana seja lusodescendente”.

“Muitos madeirenses não têm noção do significado e do alcance desta relação, mas os exemplos são muitos, a começar pelo sobrenome do Mayor de Kauai, que se chama Bernard Carvalho”, afirmou Cafôfo.

Mencionando que a presença de madeirenses se “sente nos nomes das ruas, na gastronomia, com o exemplo das malassadas e da carne de vinho e alhos e, naturalmente, na cena musical, com a ligação umbilical da braguinha ao ukelele”, Paulo Cafôfo apontou que o objetivo do acordo é “reavivar estes laços” e trabalhar em “projetos concretos que contribuam para manter vivo este património imaterial”.

 

 

FUNCHAL: JPP alerta autarquia para perigo na rua do Lazareto

 

O Juntos Pelo Povo (JPP) alertou hoje a Câmara do Funchal para a falta de limpeza da encosta na rua do Lazareto, na zona leste da cidade, por constituir um perigo para a circulação de pessoas e viaturas

A presidente da concelhia do JPP do Funchal, Patrícia Spínola, falou das “várias queixas de pessoas que, ao passar neste local, são atingidas por pequenos detritos que caem desta encosta” e salientou serem inexistentes ações de limpeza daquela escarpa.

A dirigente partidária referiu, também, a situação perigosa que “é a existência de uma paragem dos transportes públicos mesmo por baixo desta encosta”, realçando que “naquela rua há muitos espaços onde só cabe uma viatura, apesar de a via ter dois sentidos”, defendendo a possibilidade de construção de muros de contenção.

 

 

AMB/ FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar