27-11-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 27 nov (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ALCANENA: Executivo aprova cedência urgente de habitação a família da Venezuela

 

A Câmara de Alcanena vai ceder, gratuitamente, durante 90 dias, uma casa a uma família com sete elementos recentemente regressada da Venezuela e que se encontra a residir “sem as necessárias condições de habitabilidade”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município de Alcanena (Santarém) afirma que a família vai ser instalada num apartamento T3, no bairro social Timor Lorosae, equipado em 2017 para receber uma família de refugiados que, entretanto, abandonou o concelho, tendo três meses para encontrar uma habitação permanente.

“Trata-se de um agregado familiar em difícil situação socioeconómica, com existência de problemas graves de saúde, que, devido à situação de precariedade em que se encontra, tem vindo a ser acompanhado pelos serviços de Ação Social do município”, afirma a nota, adiantando que foram estabelecidos contactos com o Ministério Público, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Agrupamento de Escolas de Alcanena, onde as crianças serão integradas, Junta de Freguesia de Minde, instituições e estruturas de apoio social e empresas locais.

 

 

SANTARÉM: Noite de Fados Solidária angaria fundos para projeto “Juntos”

 

O Convento de São Francisco, em Santarém, vai ser palco, na sexta-feira, de uma Noite de Fados Solidária, que visa a angariação de fundos para o projeto “Juntos pela APPACDM Santarém e pela Associação Salvador”.

O espetáculo contará com as participações dos fadistas Casimira Alves, Diogo Carapinha e Inês Linares, acompanhados por Bruno Mira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola de fado, e Fernando Maia, na viola baixo, esperando as duas instituições esgotar a sala de 300 lugares.

A iniciativa insere-se no conjunto de atividades que a Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém vai desenvolver, até fevereiro, com a Associação Salvador, para angariar fundos destinados a aumentar a capacidade de internamento e responder à procura das famílias dos seus utentes.

 

 

SANTARÉM: Município disponibiliza “maleta pedagógica” às escolas do concelho

 

A Câmara de Santarém disponibiliza, este ano letivo, às escolas do concelho, no âmbito das suas ofertas educativas, uma “maleta pedagógica” designada "À descoberta de Santarém", elaborada pelo Serviço Municipal de Bibliotecas, Arquivo e Património Cultural.

O projeto visa “congregar, numa única oferta educativa, um conjunto de materiais pedagógicos, cuja tónica assenta na descoberta do município de Santarém, elaborados, desde 2015, no âmbito da Oferta de Recursos Educativos, projeto da Divisão de Educação e Juventude da autarquia”, afirma, em comunicado, a vice-presidente da Câmara de Santarém, que detém o pelouro da Educação, Inês Barroso.

O projeto pretende “colmatar a inexistência de conteúdos sobre a região ou o local onde o aluno habita nos manuais escolares, servindo as escolas com um conjunto de materiais, na sua maioria digitais, como um puzzle magnético, em que cada peça representa uma freguesia, mapas temáticos, muitas fotografias, vídeos, posters, desenhos e jogos, como o "Ciclo do Produto", onde as cartas ilustram o processo produtivo de nove matérias-primas cultivadas no município: azeitona, uva, cortiça, semente de girassol, madeira de eucalipto, pinhão, resina de pinheiro bravo, milho e trigo”.

 

 

BOMBARRAL: Detidos dois suspeitos por furtos em residências

 

Dois homens, de 22 e 34 anos, foram detidos em flagrante delito por furto em interior de residência, no Carvalhal, concelho do Bombarral, informou hoje a GNR em comunicado.

Na sequência de uma denúncia por furto em interior de residência na localidade de Turquel, em Alcobaça, os militares encetaram diligências no sentido de localizarem o veículo e os suspeitos em fuga, que acabaram por ser intercetados e detidos já no concelho do Bombarral.

Os bens furtados foram recuperados, nomeadamente, 10 baterias de carro, uma motosserra e peças e cabos em cobre.

Os detidos, já com antecedentes criminais por furto e roubo com recurso a arma de fogo, pelos quais já cumpriram pena efetiva de prisão, foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

FYC/MLL // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar