14-05-2018 Cultura, Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 14 mai (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

PORTIMÃO: Detido homem em liberdade condicional por violência doméstica contra a mãe

 

Um homem que se encontrava em liberdade condicional foi detido por suspeito de violência doméstica contra a mãe, na sexta-feira, em Portimão, por ordem do Ministério Público, anunciou hoje a Procuradoria da Comarca de Faro.

A detenção foi feita pela PSP de Portimão, depois de o suspeito, de 42 anos, e que “sofre transtorno de personalidade”, ter alegadamente exercido violência contra a progenitora, de 79 anos, precisou a Procuradoria de Faro num comunicado.

“O detido tem 42 anos de idade, vive com a mãe e sofre de transtorno de personalidade, tendo já sido condenado em pena de prisão efetiva. No momento da prática dos factos estava em liberdade condicional”, justificou a mesma fonte, frisando que o homem já foi presente a em tribunal e foi-lhe decretada a prisão preventiva.

 

 

REDONDO: Ex-presidente e funcionária de junta em tribunal

 

Um antigo presidente e uma funcionária da Junta de Freguesia de Montoito, no concelho de Redondo, distrito de Évora, vão ser julgados por peculato, foi hoje revelado.

O despacho de pronúncia, que foi divulgado hoje na página da Internet da Procuradoria da Comarca de Évora, indica que os dois arguidos estão acusados da prática, em coautoria material, de um crime de peculato.

Segundo o comunicado, os alegados crimes terão sido praticados, entre 2006 e 2014, no âmbito do exercício das respetivas funções, que delas se aproveitaram para “desviar para a sua esfera patrimonial e proveito pessoal ou de terceiros quantias pecuniárias que pertenciam à Junta”.

 

 

FUNCHAL: MPT critica mau estado das vias públicas e desperdício de água potável no Funchal

 

O Movimento Partido da Terra (MPT) criticou hoje o mau estado de várias estradas e desperdício de água potável no concelho do Funchal devido à “falta de investimento do município".

“O MPT/Madeira vem denunciar o município do Funchal por não ter feito investimento de conservação das ruas, caminhos, veredas e becos da cidade do Funchal, especialmente quando apregoam gratuitamente aos quatro ventos que têm criado dinâmicas para que o turismo possa crescer”, pode ler-se num comunicado distribuído hoje na Madeira.

Este partido considera que a Câmara do Funchal “descorou completamente o investimento nesta área” e considera ainda “mais grave” o desperdício “da água potável canalizada, visível a olhos nus por todos”, afirmando que “mais de 60% da água portável é completamente desperdiçada”.

 

 

CADAVAL: Museu Municipal aberto ao público na sexta-feira

 

O Museu Municipal do Cadaval vai estar aberto ao público na noite de sexta-feira, a propósito do Dia Internacional dos Museus, e os visitantes podem fazer visitas guiadas.

O intuito da iniciativa é o de comemorar o Dia Internacional dos Museus, procurando dar a conhecer, o respetivo espólio, assim como um pouco da história do concelho.

O museu cadavalense mostra a evolução do território desde os tempos mais antigos até aos mais recentes, num percurso que abrange a Paleontologia, a Arqueologia, a História e o Património Cultural do concelho.

 

 

OESTE: Atribuição do estatuto EPE ao Centro Hospitalar satisfaz distrital de Leiria do PS

 

A Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista (PS) congratula-se hoje pela aprovação da atribuição do estatuto de Entidade Pública Empresarial (EPE) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no Conselho de Ministros de quinta-feira.

Os socialistas recordaram esta alteração de estatuto jurídico-organizacional do CHO de SPA (Setor Público Administrativo) para EPE tem vindo a ser defendida pela Federação Distrital de Leiria do PS, partido que foi autor de uma recomendação ao Governo aprovada na Assembleia da República.

Para os socialistas, o estatuto EPE vem trazer uma “maior flexibilização na gestão das três unidades hospitalares” do CHO.

 

 

OESTE: Joana Vasconcelos, Nuno Côrte-Real e Pedro Lamy entre os embaixadores da Cidade Europeia do Vinho

 

Torres Vedras e Alenquer elegeram 24 personalidades como ‘Embaixadores da Cidade Europeia do Vinho 2018”, entre os quais estão a atriz Ana Guiomar, a artista plástica Joana Vasconcelos ou o piloto de fórmula 1 Pedro Lamy.

Segundo as duas autarquias, as personalidades ligadas a áreas como a cultura, a ciência, a moda, o desporto, a gastronomia e o vinho mantêm uma relação com a região.

Na lista dos embaixadores, estão o chef Alexandre Silva, a atriz e cantora Maria Sampaio, naturais de Alenquer; o ator João Baião, residente em Alenquer, o chef João Simões, com restaurante em Alenquer; o piloto de fórmula 1 Pedro Lamy, natural de Alenquer e residente em Torres Vedras; a atriz Ana Guiomar, a empresária ligada às artes e ao design Guta Moura Guedes, o neurologista e investigador Joaquim Ferreira, o ex-jogador e atual treinador de guarda-redes do Sporting, Nelson Pereira, o compositor Nuno Côrte-Real, o padre Vítor Melícias e a cantora Susana Félix, naturais de Torres Vedras; a artista plástica Joana Vasconcelos, autora da obra ‘Sr Vinho’ do mercado municipal de Torres Vedras;, o ator José Wallenstein, o dj e produtor Mastiksoul, o cantor Miguel Gameiro e o cantor NBC, que residem em Torres Vedras.

 

 

PENICHE: GNR recupera raposa e águia

 

O Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR de Caldas da Rainha recuperou uma raposa vermelha juvenil, em São Bernardino, e uma águia, na Atouguia da Baleia, ambas no concelho de Peniche, anunciou hoje aquela força de segurança.

A recuperação da raposa vermelha juvenil, ocorreu após um cidadão a ter encontrado a vaguear na berma de uma estrada, tendo-a entregue no Posto Territorial de Peniche.

Em relação à águia, um cidadão alertou a GNR para a existência de uma ave ferida na via pública, tendo-a de imediato recolhido.

A raposa e a águia foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto.

 

 

TORRES VEDRAS: Município promoveu derrocada controlada de arriba

 

O Município de Torres Vedras promoveu a derrocada controlada de uma arriba, junto ao farol do Portinho da Assenta, por estar instável, com risco para pessoas e bens, no âmbito da gestão de situações de risco nas arribas costeiras.

A intervenção foi realizada com caráter de urgência, na tentativa de mitigar a situação de risco, tendo a mesma contado com a coordenação técnica da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

 

 

TORRES VEDRAS: Centro de Estudos de Economia Social vai ser criado na cidade

 

A Câmara de Torres Vedras anunciou que assinou um acordo com vista à criação do Centro Torriense de Estudos de Economia Social, destinado a promover a economia social no concelho.

O secretariado fica a cargo da Câmara Municipal de Torres Vedras, enquanto a coordenação das atividades e iniciativas será do Padre Vítor Melícias, presidente do Congresso Nacional de Economia Social e ex-presidente do Centro de Estudos de Economia Pública e Social – CEEPS, e de Luís Reto, ex-reitor do ISCTE e ex-presidente do CEEPS, duas das personalidades que deram forma ao acordo.

No âmbito do Centro Torriense de Estudos de Economia Social será criado um acervo bibliográfico e documental sobre o tema, que será administrado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

 

FYC/SYM/AMB/MHC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar