12-09-2018 Cultura, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 12 set (Lusa) - Notícias breves do país (2.ª edição):

 

MAFRA: GNR multa agricultores por fazerem represas de água em rio

 

O Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR aplicou seis contraordenações por represas e limpezas efetuadas por uma retroescavadora no rio Safarujo, no concelho de Mafra, por não existir autorização da Agência Portuguesa do Ambiente.

O SEPNA apurou que as represas foram construídas com aterro de areias no leito do rio de forma a impedir a passagem da água e permitir a sua retenção, o que colocou em risco ecossistemas pela perda de caudal, não tendo, contudo, detetado qualquer caso de mortandade.

Em julho, o PAN - Partido Pessoas-Animais-Natureza denunciou a situação ao SEPNA, depois de ter recebido queixas de vários cidadãos.

 

LISBOA: Vinhos de Lisboa abrem primeira loja do país na capital

 

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa inaugura, na segunda-feira, a primeira loja dos Vinhos de Lisboa, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Com a loja, a CVR tem como objetivos não apenas promover os vinhos, como criar uma grande montra e mostra de vinhos para cidadãos e turistas.

Os ‘Vinhos de Lisboa’ exportam já cerca de 75% do que produzem, sendo que os principais mercados são: países nórdicos, Brasil, EUA, Benelux, Rússia, China e Angola.

A região tem 103 produtores e no final de 2017 produziu um milhão de hectolitros de vinho por ano, correspondente a 40 milhões de garrafas, das quais 30 milhões são exportadas, o que equivale a 100 milhões de euros para a economia portuguesa.

 

ALENQUER: Câmara promove festival de quinta a domingo para promover Vinhos de Lisboa

 

A Câmara de Alenquer organiza, de quinta-feira a domingo, a 2.ª edição da ‘Alma do Vinho’, o maior festival de vinhos da região de Lisboa.

O certame conta com bancas em que estão representados 40 produtores desta região vitivinícola, provas de vinhos comentadas, zona de animação infantil, ‘show cookings’, atuação de grupos de música e dança tradicionais e apresentação de livros.

Destaque no programa para os concertos de David Antunes (quinta), Agir (sexta), Diogo Piçarra (sábado) e Maria Emília (domingo).

O festival tem como principal objetivo promover os vinhos da região de Lisboa.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar