12-11-2019 Paulo Alexandre Imprimir PDF     Print    Print

Beneditense Luís Crisóstomo ganha bolsa EFSD Albert Renold

Luís Crisóstomo, estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, conquistou uma bolsa EFSD Albert Renold, que lhe permitirá realizar um estágio na Universidade de Turku (Finlândia), onde vai desenvolver um estudo inovador no domínio da diabetes.

Esta bolsa, atribuída pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes (EFSD), tem por objetivo “financiar a viagem e estadia de investigadores e médicos em outras instituições, onde possam adquirir novas competências ou aprender técnicas específicas, necessárias ao desenvolvimento da sua investigação em Diabetes”.
No caso de Luís Crisóstomo, o estágio vai decorrer no primeiro trimestre de janeiro, e permitir-lhe-á trabalhar em técnicas relacionadas com “transcriptómica do espermatozoide”, com “o intuito de estudar as assinaturas metabólicas de uma dieta rica em gordura, transportadas pelo espermatozoide”.
Para o estudante, este estágio representa um complemento importante ao projeto de doutoramento – intitulado “Paternally induced transgenerational effects of high fat diets” – que vem desenvolvendo no ICBAS, sob orientação de Marco G. Alves, e coorientação de Mário Sousa (ICBAS-U. Porto) e João F. Raposo (FCS-NOVA). Na Finlândia, Luís Crisóstomo vai trabalhar sob orientação de Noora Kotaja, docente da Universidade de Turku.
Paralelamente ao doutoramento em Ciências Biomédicas, Luís Crisóstomo é investigador no grupo de investigação “Biology and Genetics of Reproduction” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB), uma das unidades de investigação sediadas no ICBAS, onde desenvolve a sua atividade científica.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar