16-10-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

“Caça à beata” e limpeza da praia na Foz do Arelho

A LinDoMar participou com duas ações no Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 27 de setembro, efetuando uma limpeza de praia no final da época balnear e uma "caça à beata" para verificar como a Foz do Arelho se está a adaptar à lei em vigor (beata no chão passou a ser punível).

[+] Fotos
Retirada de beatas de cigarros ao longo da Avenida do Mar
“As beatas são o item nº 1 que encontramos nas nossas ações de limpeza”, revela a LinDoMar, que sublinha que “ainda é socialmente aceite deitar as pontas dos cigarros "fora", mesmo que seja proibido por lei”.
“Muitas vezes os fumadores não sabem o prejuízo que causam com esse gesto. Um estudo da San Diego State University sugere que uma beata num litro de água resulta na morte de um peixe”, acrescenta.
As normas da Direção-Geral da Saúde limitaram bastante o número de participantes. Para que todas as ações aconteçam em segurança, foi decidido criar três grupos em três horários diferentes, todos da parte da manhã. Durante duas horas limparam uma extensão de mil metros de praia e os passeios da Avenida do Mar, juntando 45 quilos de lixo, entre os quais muitas máscaras e mais de quatro mil beatas.
Todas as beatas recolhidas foram reencaminhadas para o projecto Rede Biatakí (movimento para reduzir a poluição causada pelo abandono de beatas) para posterior reciclagem.
O próximo evento será realizado no dia 25 de outubro, sendo as vagas bastante limitadas e a inscrição por e-mail obrigatória. Mais informações pelo tlm. 914039670.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar