17-07-2019 Mariana Martinho Imprimir PDF     Print    Print

De 21 a 29 de setembro na Expoeste

Caldas da Rainha vai acolher novamente a maior exposição de Lego

A maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta, de 21 a 29 de setembro, ao salão de exposições da Expoeste, em Caldas da Rainha. Esta segunda edição do “Caldas Fan Event- For Lego Lovers”, que ocupará os oito mil metros quadrados e que espera atrair 30 mil visitantes, contará com a réplica de monumentos, como a Torre de Belém, a Universidade de Coimbra, a Torre Eiffel ou o Castelo de Ussé, e ainda com figuras da Rota Bordaliana, em lego. Mas enquanto se espera pelo certame é possível apreciar uma mini exposição, que ficará patente na entrada do edifício da Câmara Municipal com algumas das construções.

[+] Fotos
Organização do evento
Este evento, que é organizado mais uma vez, em parceria pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Expoeste, ADN – Agência de Comunicação Global e pela associação Alfalug, será a “maior exposição da península Ibérica, não só em termos de dimensão mas também pelo número de participantes”, sublinhou Dina Santos, da Associação Alfalug.
Ao todo cerca de 40 colecionadores, mais do que a edição anterior, oriundos de vários pontos do país, mas também da Alemanha e da Holanda, que têm trabalhado afincadamente nos últimos meses para preparar os seus displays e trazer novidades para o recinto. Poderão ser apreciadas réplicas de monumentos como a Torre de Belém, a Universidade de Coimbra, o Castelo de Ussé, a Torre Eiffel (França) ou o Taj Mahal (Índia), ou então cidades, uma das quais tem 30 metros de comprimento, com tudo o que existe na realidade, desde zona de serviços, habitações, hortas e parques infantis a praias e porto marítimo, que “irão fazer as delícias dos mais pequenos”, garantiu Dina Santos.
Mas o “Caldas Fan Event- For Lego Lovers”, “não vai ser só uma exposição”, também será “um espaço dedicado às famílias”, como tal, “vamos criar condições dentro do recinto para que as famílias possam estar o dia inteiro”. Nesse sentido, além de uma zona dedicada à exposição de construções em lego, o certame também terá uma zona onde miúdos e graúdos poderão fazer as suas próprias construções, com mais de 130 mil peças, e ainda estão previstos vários espaços de venda de um vasto conjunto de peças e "sets" lego, esplanada, zona de insufláveis e de outras diversões para crianças.
A organização espera que esta segunda edição seja, à “semelhança do que aconteceu há quatro anos”, um grande êxito, prevendo assim atrair cerca de 30 mil visitantes.
Já o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, considerou que “há quatro anos o desafio foi claramente superado”, e como tal, “decidimos renová-lo, com confiança de que o evento resultará novamente”. Destacou ainda que o “Caldas Fan Event-For Lego Lovers" é um evento que se integra “perfeitamente na nossa estratégia municipal de promover iniciativas que tragam pessoas à cidade”.
Para esta iniciativa, a autarquia irá comparticipar com oito mil euros e ainda assegura o transporte das escolas do concelho até ao certame.
O evento decorrerá entre as 10h e as 22h e no último dia encerrará às 18h.
Durante a semana, todos os alunos das escolas e utentes das mais diversas instituições locais poderão visitar e participar nas diversas atividades do certame. Para as visitas escolares e institucionais, previamente agendadas, o custo de entrada será de um euro, com acesso a todos os equipamentos (insufláveis, videojogos, entre outros).
As entradas na exposição serão gratuitas para crianças até aos quatro anos, terão um custo de dois euros para crianças até aos doze anos e de três euros e para o restante público. Existe ainda a opção do bilhete família, com um custo de oito euros, válido para pais e filhos até aos 18 anos.
Este ano a organização, que não tem fins lucrativos, estima reverter novamente parte da receita para os Bombeiros Voluntários das Caldas e para o Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, bem como oferecer novamente um equipamento ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar