Agosto é o mês das festas regionais e concertos ao ar livre. Com a realização de eventos, aumenta a produção de resíduos, mas há cada vez mais organizadores a tomar medidas para prevenir e reciclar as embalagens.
A Valorsul apoia os eventos que querem ser mais responsáveis e garantir a separação dos materiais recicláveis, atribuindo-lhes a chancela Ecoevento. O apoio da empresa pode passar pela disponibilização de locais e recipientes para a separação, formação e sensibilização aos vendedores e visitantes, fornecimento de materiais de comunicação, e pela própria recolha. Além disso, a Valorsul atribui uma contrapartida financeira por cada tonelada de materiais recicláveis separados, a reverter para uma instituição.
|
|
Equipa de sensibilização da Valorsul no Festival do Vinho no Bombarral |
Em agosto, a equipa de sensibilização da Valorsul agendou presenças na chegada da Volta a Portugal em Loures, na Festa de Ferrel – Peniche, no Festival do Vinho e Feira da Pera Rocha – Bombarral, Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem – Peniche, nos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação – Arruda dos Vinhos, na Frutos 2019 – Caldas da Rainha e na Festa da Marteleira – Lourinhã.
As ações de sensibilização são financiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020, especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos.
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
A empresa valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.