20-11-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Mina pode colocar A8 em risco

A Quercus alertou para o perigo de acidentes ou abatimento do piso da A8 se for licenciada uma mina, em consulta pública mas já parcialmente explorada, na fronteira entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Em causa está a concessão de licença à Mina de Ribeiro Seco, atualmente em processo de consulta pública para aprovação de uma área total de exploração de 67,6 hectares, atravessados pela autoestrada.

O pedido de licenciamento foi feito visando a exploração de minerais para a “produção de quartzo e caulino para abastecimento das indústrias cerâmica, vidreira e de construção civil”, de acordo com os documentos em consulta pública até ao dia 13 de dezembro.

No seu entender da Quercus, é “inaceitável a eventual concessão de exploração” da mina, que “irá expor os condutores que circulam na A8 (troço Valado dos Frades – Pataias) ao perigo de abatimento do piso da autoestrada”.

A associação considera também “inaceitável” o facto de a mina estar localizada sob o Sistema Aquífero Caldas da Rainha – Nazaré, o que levanta “um risco grave de eventuais contaminações deste lençol freático” que ficará “completamente exposto a derrames, com perigo de contaminação de uma reserva de água onde existem pelo menos duas captações de água para consumo humano a menos de 1.500 metros de distância”.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar