18-03-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Missa pela internet

Com as missas, catequeses e outras celebrações suspensas, o pároco Ricardo Figueiredo, em Óbidos, resolveu transmitir missas pela internet, através do facebook.

[+] Fotos
Missa na Igreja de São Pedro, em Óbidos, transmitida pela internet
As celebrações religiosas com presença de fiéis estão suspensas mas várias paróquias estão a realizar missas pela internet. Em Óbidos, a missa no passado domingo foi transmitida através do facebook.
A Igreja de São Pedro, no castelo de Óbidos, estava quase deserta, apenas tendo no seu interior alguns elementos das paróquias de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras para assegurar a realização da missa, que pôde ser acompanhada à distância pelo facebook. As leituras e os cânticos contaram com a participação dos poucos fiéis autorizados a ficar durante a celebração, espaçados uns dos outros.
“Esta opção da transmissão da missa através da internet foi uma forma de contornar a impossibilidade das pessoas não poderem participar presencialmente”, disse o pároco Ricardo Figueiredo, que reconheceu a diferença que é não estar rodeado de fiéis.
“Primeiro dói muito o coração de não dar a comunhão, este alimento espiritual, e depois não podermos ter as pessoas para celebrarmos juntos”, manifestou.
O turismo religioso é importante na vila de Óbidos, que não vai poder celebrar a semana santa que se avizinha com procissões e outros rituais. “É uma questão de prudência cancelar”, anunciou.
A Igreja adotou também precauções relativamente aos funerais. “As indicações que nós recebemos foram de ter o mínimo de pessoas possível, só os familiares mais próximos do defunto, e fazer a celebração o mais breve possível para o risco de contágio ser mínimo”, revelou o padre.
Os receios do Covid-19 impõem novos comportamentos e a Igreja cumpre também desta forma as precauções pedidas à população em geral. Contudo, alguns templos religiosos, a pedido do Papa, vão manter-se abertos, ainda que sem atividade.

Reflexão diária

A Paróquia de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, está a colocar diariamente no seu facebook um pequeno vídeo com a reflexão do Evangelho de cada dia. “Será um recurso de oração e vivência de fé”, relatou o padre Samuel Pulickal
Outras paróquias da região estão, de alguma forma, em contacto com os fiéis, quer transmitindo missas ou mensagens pela internet.
O JORNAL DAS CALDAS encontrou no passado domingo, na cidade das Caldas, um pequeno grupo a rezar junto à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, que se encontrava com porta fechada à hora em que normalmente havia missa.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar