13-11-2019 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Refeições no Restaurante Pedagógico divulgam produtos de origem portuguesa

O Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), está a desenvolver no ano letivo em curso o projeto POP – Produtos de Origem Portuguesa, com os alunos a criarem refeições degustadas pelo público sobre regiões de Portugal continental e ilhas.

[+] Fotos
O chef Luís Tarenta e o diretor Daniel Pinto com as ex-alunas Beatriz Delgado e Carina Correia

Depois do arranque com os Açores e Madeira no dia 24 de outubro, foi a vez de Algarve e Alentejo no dia 7 de novembro.

Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, trata-se de “um trabalho de abertura à comunidade e também de promoção e divulgação do património e cultural das regiões de Portugal, incentivando todos em geral para as oportunidades do setor do turismo e hotelaria”.

A refeição dedicada ao Algarve e Alentejo teve como entradas pezinhos de coentrada, cenoura algarvia e carne à alentejana.

Os pratos principais foram açorda alentejana e cataplana de peixe (com pregado, linguado, raia, robalo e tamboril).

Antes da sobremesa foi servido doce de abóbora com raspas de laranja, passas e amêndoas, acompanhados de queijo de ovelha de Nisa.

O último prato foi bolo de alfarroba com laranja do Algarve.

Foram servidos os vinhos Branco Cartuxa, Tinto Cartuxa e Branco Late Harvest (colheita tardia) Esporão. No cocktail prévio à refeição os alunos Fábio Leandro, de 17 anos, de Caldas da Rainha, e André Pedro, de 24 anos, de Alpiarça, do 3º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, prepararam duas bebidas – à primeira deram o nome de “Flor de Amendoeira”, na qual incluíram aguardente de medronho, xarope de amêndoa caseiro (feito na EHTO) e sumo de lima (na vertente com álcool). O bordo do copo era preenchido com amêndoa torrada. A segunda bebida, sem álcool, continha sumo de laranja do Algarve, xarope de amêndoa caseira e zest de lima.

Prepararam a refeição, com o custo de doze euros e meio, os alunos do 3º ano dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas - Manuel Barido, de 17 anos, das Caldas da Rainha, Leonardo Costa, de 20 anos, da Serra d’El Rei/Peniche, Oleksiy Boreyko, de 18 anos, da Benedita, Ricardo Nascimento, de 18 anos, de São Martinho do Porto, e André Pedro, de 24 anos, de Alpiarça.

Entre o público destacou-se a presença de duas ex-alunas da EHTO – Beatriz Delgado, de 19 anos, de Alfeizerão, e Carina Correia, de 18 anos, de Beja. Ambas do Curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, após concluída a formação foram trabalhar para o Hotel Areias do Seixo, em Torres Vedras. A primeira como chefe de partida (responsável de uma determinada área da produção) e a segunda como chefe de secção na área da cozinha. Beatriz ingressou entretanto na Força Aérea.

A próxima sessão do projeto POP acontecerá a 28 de novembro e é dedicada à Estremadura e Ribatejo, seguindo-se a 5 de dezembro a Beira Litoral e a 12 de dezembro o Minho e Trás-os-Montes.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar