20-11-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Romance “A Caravela” apresentado na Serra d´El Rei

No Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, a vila de Serra d´El Rei recebeu a visita do escritor brasileiro Willians Rafael Costa, autor do livro “A Caravela – navegando seus próprios mares”, uma obra recentemente lançada no Brasil e que evoca uma viagem entre o porto de Peniche e o Brasil. A personagem principal “Guilherme” é um jovem natural da localidade de Serra d´El Rei e que parte numa caravela rumo à “terra das oportunidades”, o Brasil, no ano de 1814.

Sessão no Dia Nacional do Mar

Mais de dois séculos depois, esta viagem ganha forma de livro e o seu autor, Willians Costa, ruma do Estado de Paraná, onde reside, no Sudoeste do Brasil, até Portugal, tendo como destino a vila de Serra d´El Rei e o porto de Peniche, para dar a conhecer a sua obra. Para além do escritor, a delegação brasileira incluiu ainda o deputado estadual Wilmar Reichembach e respetivas esposas, comitiva que foi recebida pelo executivo da Junta de Freguesia de Serra d´El Rei.

Jorge Amador, presidente da Junta de Freguesia, recebeu o escritor e respetiva comitiva no Fórum/Museu da vila, numa visita guiada por este equipamento cultural, tendo o autarca destacado os principais episódios históricos e culturais desta freguesia. Nesta visita, Jorge Amador mostrou-se “bastante surpreendido e satisfeito por saber que este território serviu de inspiração para um romance que liga o concelho de Peniche e o Brasil, numa viagem que une estes dois povos fortemente ligados ao longo de mais de cinco séculos de história”, afirmou o autarca.

Por sua vez, Willians Costa mostrou-se emocionado por estar na vila que o inspirou para a história do seu romance, “A Caravela”, uma obra que levou 10 anos a escrever, mas que acaba de ser lançada no Brasil e em Portugal. “Dedico esta obra ao povo brasileiro, mas também a esta nação irmã, Portugal, um povo que, outrora, na era dos descobrimentos, com bravura e coragem, se aventurou a navegar em mares desconhecidos e a desbravar novos mundos”, afirmou o escritor.

A história assenta numa longa viagem de uma caravela portuguesa que zarpa de águas de Peniche rumo ao Brasil, transportando homens com sonhos e esperança em busca de uma vida melhor. A viagem tem início em 1814, numa aventura que irá levar até ao Brasil o personagem principal, um jovem de 17 anos de idade, Guilherme, filho de uma família de agricultores residentes na localidade de Serra d´El Rei e que, face à pobreza e dificuldades da época, decide navegar em águas de sonhos e esperança em busca de um lugar de futuro, uma terra de oportunidades, o Brasil.

Para além de um romance com uma história de ficção, o autor refere ainda que a obra é também “uma viagem que remete o leitor para uma analogia entre a “vida humana” e a “caravela” que navega em busca dos maiores tesouros que o ser humano pode conquistar”.

Em preparação está já uma segunda publicação, com a continuidade desta aventura, numa viagem que faz história e une os mares e as terras de Peniche aos mares navegados por Pedro Álvares Cabral em 1500. 

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar