09-04-2013 Imprimir PDF     Print    Print

Concerto de Páscoa nos Pimpões

No próximo sábado, às 21h30, realiza-se no auditório dos Pimpões o Grande Concerto de Páscoa, pelo Coro Municipal da Lourinhã e pela Banda da Associação Musical e Artística Lourinhanense, dirigidos, respetivamente, pelos maestros Carlos Alves e João Menezes. Estarão em palco cerca de 70 coralistas e músicos e o programa inicia-se com um concerto do coro, depois a atuação conjunta do coro e da banda e termina com o concerto da banda.

O Coro Municipal da Lourinhã fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2004. Em cerca de nove anos já realizou numerosos concertos na Região Oeste e na Grande Lisboa, com destaque especial para os realizados em Lisboa, por duas vezes, uma das quais na Embaixada de França, em Oeiras, Santo Amaro de Oeiras e Paço D’Arcos.
O maestro Carlos Alves é professor de Educação Musical desde 1992. É licenciado em Ciências Musicais, docente da Escola de Educação Almeida Garrett e do Instituto Politécnico de Leiria, onde leciona diversas disciplinas. É também o responsável pela maior parte dos arranjos musicais do Coro, sendo seu diretor musical desde outubro de 2011.
A Banda da Lourinhã foi criada em 1878. Conta no seu currículo com inúmeras atuações no País e no Estrangeiro, destacando-se os concertos realizados, em Portugal, na ex-Emissora Nacional, nas Ruínas do Convento do Carmo, no auditório da Fundação Gulbenkian, no Teatro da Trindade e na Expo 98. No estrangeiro, na sua primeira deslocação, em 1990, à Alemanha, ficou classificada na 1.ª Categoria, com mérito na Prova de Desfile, entre 150 bandas de vários Países europeus. Em 1993 deslocou-se de novo à Alemanha e a França, para diversos concertos em 2003 e 2011.
O maestro João Menezes iniciou os seus estudos de Música em 1980, tendo terminado com a classificação de 18 valores. Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, colaborou com a Orquestra Sinfónica da Radiodifusão Portuguesa. Bolseiro da Fundação Gulbenkian, fundou o Grupo de Câmara de Torres Vedras, em 1990, onde se mantém como diretor e executante de clarinete baixo. Dirigiu a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional. É licenciado em música, variante de clarinete, pela Escola Superior de Música de Lisboa. Dirige a Banda Lourinhanense desde 2000.
Esta é mais uma ação cultural integrada na comemoração dos 75 anos dos Pimpões. A entrada é livre.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar