17-04-2017 Sociedade, Educação, Lusa, Nazaré Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Escola Amadeu Gaudêncio ampliada para dotar a Nazaré de ensino secundário público

Nazaré, Leiria, 17 abr (Lusa) - A Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, vai ser alvo de uma obra de ampliação através de um acordo entre a Câmara e o Ministério da Educação que permitirá, pela primeira vez, dotar a vila de ensino secundário público.

As obras de beneficiação e ampliação da escola “vão avançar no Verão e a expectativa é que estejam concluídas no início do próximo ano letivo, permitindo abrir turmas de 10.º ano”, disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

A obra, resultante de um acordo de colaboração entre o município e o Ministério da Educação, vai possibilitar “ter pela primeira vez ensino secundário público” na vila onde, segundo o vereador, a escolaridade a partir do 9.º ano “foi sempre assegurada pelo Externato D. Fuas Roupinho”, em regime de contrato de associação.

A ampliação da escola contemplará, já este Verão, a construção de “seis novas salas de aula”, que permitirão a abertura de até quatro turmas de 10.º ano ou, até, “se houver procura, uma turma de 11.º ano e outra de 12.º”.

A ampliação da oferta de escola pública visa responder “à saída de alunos para concelhos vizinhos”, já que até este ano letivo não havia no concelho alternativa para os alunos que pretendessem prosseguir o ensino secundário noutro estabelecimento que não o Externato D. Fuas Roupinho.

Uma preocupação “manifestada por pais, encarregados de educação e pelo Conselho Municipal de Educação” que levou a autarquia a solicitar “a criação de respostas para o êxodo e para atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas”, acrescentou Manuel Sequeira.

Além da construção das seis novas salas, em que a autarquia prevê investir cerca de 300 mil euros, a obra contemplará a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios, num investimento de 149 mil euros.

No âmbito do acordo com o Ministério da Educação, a Câmara Municipal será a responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, o lançamento do procedimento e adjudicação das obras.

 

DYA // MCL

Lusa/Fim

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar