26-02-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Exposição sobre missão na Guiné-Bissau

“Sentir Contuboel: 26 dias de missão”, é tema de uma exposição de fotografia na Igreja de São José, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, em Peniche, de 20 de fevereiro a 7 de março.

A mostra retrata o programa de voluntariado internacional “Aprender Vivendo”, que resulta de um protocolo de parceria assinado entre o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, o Agrupamento de Escolas de Peniche, a Escola Secundária de Peniche e a Sol sem Fronteiras, organização não governamental para o desenvolvimento.

Atua na área do desenvolvimento em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), respondendo às necessidades identificadas pelas organizações responsáveis e pelas entidades parceiras, fazendo uso das suas competências técnicas e específicas e das experiências tanto pessoais, sociais como profissionais dos voluntários.

Direcionado à Guiné-Bissau, tem como objetivo específico facilitar o desenvolvimento de capacidades junto dos voluntários originários de Portugal e dos jovens originários da Guiné-Bissau, com vista à criação de uma atitude crítica para o logro do direito ao desenvolvimento humano sustentável das populações, promovendo o sentido de pertença a uma cidadania global com princípios universais através do desenvolvimento de atividades de ação comunitária que propaguem o espírito solidário entre todos os membros da missão e do Centro Educacional Irmã Valdelícia, visitantes e locais, nas suas diferentes tarefas pastorais e de ação social.

A génese do projeto remonta a 19 de dezembro de 2000, quando o projeto “Uma Escola no Coração” nasceu, em plena festa de natal que encerrava mais um período letivo, e o então diretor executivo da Sol sem Fronteiras lançou o desafio a todos os alunos, de construir uma escola primária em Bajob, Guiné-Bissau.

No dia 29, pelas 16h, haverá uma mesa redonda, onde estarão presentes alguns dos alunos e professores participantes na última missão, para partilhar a sua experiência.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar