13-03-2019 Mariana Martinho Imprimir PDF     Print    Print

Festa da Francofonia arranca na próxima terça-feira nas Caldas

Começa no dia 18 de março a Festa da Francofonia em Caldas da Rainha, com inauguração marcada na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Além de exposições, o programa da 12ª edição da Semana da Francofonia conta com outras propostas até dia 23 de março, como espetáculos musicais, workshops, almoços temáticos, tertúlias e sessões de cinema.

Esta iniciativa, que é organizada pela Alliance Française das Caldas da Rainha, com a parceria da EHTO, Union des Français l’Entranger (UFE) – da região Oeste (União dos Franceses do Estrangeiro), Escola Superior de Artes e Design - ESAD.CR e Conservatório de Música de Caldas da Rainha, decorre todos anos a nível nacional e há doze anos em Caldas da Rainha, tendo como intuito promover atividades que divulguem a língua e cultura francesa.
Segundo Maria do Carmo Brandão, responsável pela Alliance Française das Caldas, “há doze anos que promovemos a Festa da Francofonia nas Caldas da Rainha, onde contamos com o apoio de parceiros, que se têm revelado fundamentais para que possamos ter um conjunto diversificada de atividades”.
De acordo com o subdiretor da ESAD.CR, João Mateus, “desde o início desta direção que entendemos que temos que colaborar com a Alliance Française das Caldas da Rainha, no sentido de partilhar os nossos recursos, visto que a comunidade francesa está cada vez maior na nossa zona”. Além disso destacou que “esta parceria tem dado bons resultados para ambas as partes, tendo sido dois anos bastante proveitosos”.
Nesse sentido, “queremos continuar a colaborar” mas com a realização de um protocolo “mais genérico”, que contemple todas as atividades possíveis de integrar a festa durante três anos.
Em Caldas da Rainha a festa da francofonia conta com o apoio da EHTO há sete anos, sendo “um gosto enorme para a escola associarmo-nos novamente à Festa da Francofonia”.
O programa deste ano, segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, tem “dois momentos muito especiais para a nossa área de atividade”, como o almoço temático, em que a escola aproveitou a ocasião para se inscrever no evento "Goût France", bem como o ateliê de pastelaria francesa.
Já a diretora do Conservatório de Música de Caldas da Rainha, Maria João Veloso, sublinhou que “a linguagem musical é universal e não tem nacionalidade”, por isso, “nós associamo-nos a esta festa como em outros anos, na perspetiva de trazer um pouco de animação musical ao evento”. Além disso recordou que o conservatório desde a sua fundação teve uma grande ligação à francofonia, tendo sido fundado por uma família de origem francesa.
Igualmente destacou que quem irá proporcionar momentos musicais nos eventos da Semana da Francofonia serão os alunos e “não profissionais”, como é o caso do coro infantil, que é um “trabalho experimental que está a ser feito há quatro anos, com crianças muitas pequenas, em que grande maioria ainda não sabe ler”.

Programa da Festa da Francofonia

A festa de abertura desta semana terá lugar no dia 18 de março, pelas 16h30, na EHTO, onde haverá a atuação de um dueto de alunos do secundário e três alunos de guitarra clássica do Conservatório de Música de Caldas da Rainha, bem como um cocktail oferecido pela EHTO.
No dia 19, pelas 17h30, no salão nobre da União das Freguesias de Nª Sra do Pópulo, Coto e São Gregório, irá decorrer a inauguração da exposição “Regards Croisés de 2018”. Haverá ainda um concerto do coro infantil do Conservatório de Música de Caldas da Rainha, em que estarão 16 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os nove anos. No mesmo dia, pelas 14h30, decorrerá um torneio de petanca, no Parque D. Carlos I.
No dia 20, pelas 10h00, irá decorrer um workshop de serigrafia na ESAD.CR, promovido pela técnica superior Vera Gonçalves. Posteriormente, os trabalhos serão expostos numa mostra na escola.
No dia 21 vai realizar-se o almoço temático de gastronomia francesa na EHTO, que terá o custo de 15 euros. À noite terá lugar uma tertúlia, organizada por Joëlle Pouplier e Nadine Dechief, durante o jantar francófono, no restaurante “A Lareira”.
No dia 22, pelas 10h00, terá lugar um workshop dedicado à pastelaria francesa no pólo de Óbidos da EHTO, com dois formadores e ex-alunos da escola, Telmo Moutinho e Andreia Moutinho. Haverá ainda a exibição do filme “Les grands espirits”, por volta das 15h00, no auditório da ESAD.CR, sendo este uma sinopse relativamente aos 40 anos do professor François Foucault, que ensinava no Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris, e que devido a uma série de acontecimentos é obrigado a aceitar a transferência, durante um ano, para uma escola no subúrbio da cidade.
Para “terminar a semana em beleza”, decorrerá pelas 21h a exibição da trupe francófona de country, no Bowling de Caldas da Rainha, com possibilidade de jantar antes do espetáculo.
Todos os eventos têm entrada gratuita, exceto o almoço temático, a tertúlia e o jantar no Bowling
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar