18-03-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

“A atividade piscatória vai tentar continuar a funcionar”

Humberto Jorge, presidente da Opcentro - Cooperativa da Pesca Geral do Centro, com sede em Peniche, que abrange cerca de cem embarcações e trezentos pescadores, fez uma análise à situação do setor perante o Covid-19.

O Covid-19 também está a afetar a atividade piscatória (foto de arquivo – Carlos Tiago)

“Os pescadores estão a tentar cumprir nos locais de trabalho com as indicações gerais que estão a ser dadas à população. Os tripulantes das embarcações procuram manter distâncias, o que se torna mais fácil ou difícil consoante a dimensão dos barcos e o número de pescadores a bordo, mas todos estão avisados e prevenidos para os cuidados a terem”, relatou.

“A Docapesca emitiu um plano de prevenção a adotar nas lotas. Não há conhecimento de nenhum caso de infetados na comunidade piscatória de Peniche e noutros portos do país também não me foi comunicado”, informou Humberto Jorge.

Interrogado se a faina vai ser reduzida, respondeu que “a atividade vai tentar continuar a funcionar, ainda que com todas as precauções”. “No que diz respeito à pesca costeira, que passa poucas horas no mar, é de prever que alguns pescadores de pequenas embarcações optem por ficar em casa, evitando o contacto, enquanto outras companhas só ficarão em terra derivado a fatores como o mau tempo. Quanto à frota do cerco, por força da proibição da pesca da sardinha até finais de maio ou princípios de junho, há poucos barcos a operar”, fez notar.

Questionado sobre se o preço do pescado sofrerá alterações, o dirigente referiu que “nas pescarias de espécies com maior valorização, que têm como destino a restauração e a exportação, o preço tenderá a baixar, porque os restaurantes estão a fechar e a procura é menor, e as espécies imprescindíveis para consumo familiar e que são bens de primeira necessidade, como o carapau, por exemplo, presume-se que não vão ter o valor muito afetado, talvez possam subir um pouco, mas esta é uma situação nova e é difícil de prever o que vai acontecer”.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar