18-03-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Culto a Nossa Senhora da Nazaré com candidatura na Unesco

O Município da Nazaré entregou na passada sexta-feira à Comissão Nacional da Unesco a proposta de candidatura das práticas e manifestações do culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta proposta de candidatura, promovida pela Câmara Municipal, com o apoio das mais relevantes entidades associadas ao culto, particularmente a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e a Paróquia da Pederneira-Nazaré, resulta do trabalho de investigação e promoção desta tradição desenvolvido pela IPI Consulting Network.
Segue-se agora um longo e complexo processo de avaliação, com várias etapas, a primeira das quais consiste na pré-avaliação pela Comissão Nacional da Unesco, após a qual se espera que a candidatura seja encaminhada para avaliação final. Dada a existência de muitas outras candidaturas e a complexidade destes processos, uma decisão final não deverá ser esperada antes do final de 2022.
O primeiro passo formal deste processo foi dado no início deste ano, com a entrega à Direção Geral do Património Cultural do pedido de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A revitalização e o estudo do Culto a Nossa Senhora da Nazaré, no entanto, não se limitarão nem terminarão com a entrega da candidatura e deverão ter continuidade, desde logo, no plano de salvaguarda delineado, mas sobretudo com dinâmicas de divulgação da história e importância nacional e internacional das práticas e manifestações do culto, que nasceu há muitos séculos no Sítio da Nazaré.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar