11-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Cursos de Verão de Óbidos abordam populismo

O Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL) e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, entre os dias 16 e 18 de setembro, o Curso de Verão, este ano abordando a temática dos populismos. A iniciativa acontece no Museu Municipal de Óbidos e tem a coordenação científica de Nuno Severiano Teixeira e Marco Lisi.

O fenómeno do populismo tem-se manifestado de formas diferentes ao longo da história. A recente emergência e disseminação de forças populistas, dentro e fora da Europa, também apresentam diferenças e variações muito significativas. No entanto, o sucesso do populismo está estritamente associado à crise da democracia representativa e à incapacidade dos sistemas políticos em acompanhar as transformações demográficas, socioeconómicas e culturais das sociedades contemporâneas. Este curso pretende refletir sobre este fenómeno e oferecer um olhar abrangente e exaustivo sobre a origem e as características do populismo e as suas implicações para o futuro da democracia representativa.
O curso tem a duração de três dias, entre 16 e 18 de setembro, e é composto por seminários que incluem a apresentação de papers por especialistas no tema. O Keynote speech será apresentado por Jorge Sampaio, antigo presidente da República, e, no último dia, Ana Santos Pinto, secretária de Estado da Defesa, fará a conferência de encerramento.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar