17-07-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Marcha contra exploração de gás e petróleo

A CREA (Caldas da Rainha pela Ética Animal) junta-se à iniciativa FrackingNão! para com o Movimento do Centro contra a Exploração de Gás e com a Asamblea vecinal zona Úrbel y Rudrón/Fractura Hidraulica NO! (Burgos) dizer não à exploração de combustíveis fósseis na zona Centro.

O evento terá lugar entre os dias 18 a 21 de julho, numa bicicletada que vai desde as Caldas da Rainha até à Bajouca, em Leiria. A Bajouca, a par de Aljubarrota, em Alcobaça, são duas das áreas de concessão previstas nos contratos da Australis Oil&Gas. Esta empresa encontra-se a aguardar que lhe sejam atribuídas duas licenças de prospeção, uma para cada uma destas áreas.
O evento inicia-se dia 18 com uma sessão de informação nas Caldas da Rainha. Dia 19 de manhã, a bicicletada parte para Aljubarrota, com visitas pelo caminho a projetos de permacultura, hortas biológicas e hortas de ervas medicinais e de comida selvagem. Dia 20, os participantes pedalam até à Bajouca, onde a população local planeia uma marcha até ao local onde a Australis Oil & Gas conta começar a furar. 
Há uma grande preocupação no que toca à contaminação de água para agricultura e consumo, a proximidade dos furos das habitações e a utilização de técnicas ainda mais agressivas para o ambiente como a fraturação hidráulica, também conhecida por fracking.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar