26-08-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Nova exposição no Museu Paroquial de Óbidos

Encontra-se aberta ao público a mais recente exposição do Museu Paroquial de Óbidos intitulada: Crenças, Caminhos e Cultos nos Lugares de Óbidos. O visitante vai encontrar presentes, neste espaço, alfaias litúrgicas, paramentaria, imagens, pinturas e bandeiras.

O visitante vai encontrar alfaias litúrgicas, paramentaria, imagens, pinturas e bandeiras
O calendário litúrgico assume, desde logo, um lugar de suma importância, pois é ele que dita o mote das festividades religiosas do concelho (e do Mundo). A diversidade de lugares existentes proporciona uma viagem por todo este território e demonstra, de forma fidedigna, a fé das gentes de Óbidos.
Do espólio agora presente no Museu no Museu Paroquial dá-se especial ênfase a uma pintura da oficina de Josefa de Óbidos e proveniente da igreja matriz do Vau: Nossa Senhora da Piedade com Santo António de Lisboa; e à pintura, provavelmente da autoria de Baltazar Gomes Figueira, da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate: Adoração dos Magos. Presentes estão, ainda, a bandeira de procissão do Imaculado Coração de Maria, do Olho Marinho, a escultura de Santa Luzia da capela com o mesmo nome na Usseira, a escultura de Santa Maria Madalena, de A-dos-Negros, entre outras.
Contendo na sua missão a divulgação do espólio religioso de Óbidos, o Museu Paroquial de Óbidos, situado à Porta da Vila, é o lugar ideal para mostrar a confluência artística que deriva das crenças da população.
O Museu Paroquial é, neste momento, o ponto de encontro e diálogo entre as várias freguesias e as suas crenças e cultos.
O horário é de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Encerrado à segunda-feira. Entradas livres.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar