24-07-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Recriação histórica celebra 20 anos da Paisagem Protegida do Montejunto

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala, de 26 a 28 de julho, o seu 20º aniversário, com um rol de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Integram o cartaz fuma mostra de produtos locais, atuações musicais, recriação histórica, caminhada e seminário.

Recriação do funcionamento do complexo da Real Fábrica do Gelo
As comemorações iniciam-se na próxima sexta-feira, pelas 16h30, com a realização do Seminário “Gestão das Áreas Protegidas de Âmbito Regional”, a ter lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, junto ao parque de merendas. Os oradores são Diogo Abreu, professor catedrático aposentado, Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa, e
Dora Pereira, presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
À noite realiza-se a caminhada “Montejunto ao Luar”, ao longo de cinco quilómetros. As inscrições são gratuitas e terminam hoje, 24 de julho, no sítio na internet da Câmara do Cadaval.
No dia 27, pelas 10h, decorre, no Parque de Merendas da Serra de Montejunto, a inauguração oficial do Mercadito “Serra da Neve”, que consiste numa mostra de produtos locais, onde se inclui o artesanato, entre outros artigos regionais. O Mercadito permanecerá ao longo do dia, voltando a abrir no domingo, pela mesma hora.
Pelas 16h, é organizada uma recriação histórica do funcionamento do setecentista complexo da Real Fábrica do Gelo, onde o público poderá, gratuitamente, assistir e percecionar como era produzido, transportado e armazenado o gelo que entre o séc. XVIII e final do séc. XIX, abastecia Lisboa, para a confeção de gelados e refresco de bebidas.
A terminar o momento de recriação haverá no edifício dos silos (Real Fábrica do Gelo), pelas 17h30, um “wine set” (prova de vinhos), com atuação dos “Acoustic Note”, trio acústico do concelho de Alenquer.
A oferta musical prossegue no domingo, no auditório externo da serra (junto ao Centro de Interpretação Ambiental). Pelas 16h00, atuarão o Grupo “Vilar a Cantar” (Cadaval); uma hora depois, apresenta-se a Orquestra Infantil da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (Alenquer), seguindo-se, pelas 18h, o Rancho Folclórico de Olhalvo (Alenquer).
A criação da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto pretendeu propiciar uma mais equilibrada fruição da serra, em primeiro lugar pelas populações locais, fomentando a promoção das atividades tradicionais. Quis, por outro lado, atrair visitantes à prática de atividades de recreio e lazer, com respeito pelos valores naturais e patrimoniais.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar