11-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Revolution Hope Imagination

O Revolution Hope Imagination (RHI) é uma iniciativa que pretende criar um diálogo entre a arte e os negócios, a cultura e o turismo e trazer essa discussão para Portugal através de uma semana de talks, workshops e espetáculos por todo o país, reunindo curadores, programadores culturais e artistas vindos de várias partes do mundo. Em Óbidos acontece a 15 e 16 de setembro.

A iniciativa parte de Ana Ventura Miranda, na data em que se assinalam oito anos do Arte Institute, projeto que criou para promover a cultura e arte de Portugal em Nova Iorque. “Com o Arte Institute criámos as redes mundiais que temos hoje para chegar a estes programadores e curadores, as redes de escolas e organizações mundiais para criar o programa educacional e a rede para depois internacionalizar os projetos que iremos selecionar do call for artists, lançado agora pelo RHI”, conta Ana Ventura Miranda.
Segundo Ana Miranda, os objetivos deste projeto são dar ferramentas aos artistas para que possam ter outro posicionamento na sociedade e na sua relação com o financiamento, propondo outras modalidades e modelos de negócio, criar ligações entre o turismo e a cultura, e trazer para Portugal esta aproximação ao modelo cultural americano.
“Através da plataforma online com vários projetos multidisciplinares, queremos apresentar uma montra da cultura contemporânea portuguesa, que abra também mais portas para a internacionalização”, assume a fundadora.

Programa:
Auditório Municipal Casa da Música
15 de Setembro · 17h00 – Colaborações entre Portugal e Tailândia
Literatura e Arte com a escritora tailandesa Prabda Yoon e cofundadora da WTF Bangkok Miss Somrak Sila
· 18h00 – Porto, NY
Este projeto visa submergir o público, além dos lugares comuns e da estética óbvia, em um ponto de encontro entre duas cidades: Porto e Nova Iorque. A imagem do cartão postal é desconstruída em benefício de uma compreensão sensorial e multitemporal de dois espaços simultâneos, como uma tentativa de desafiar o impulso da vista panorâmica, optando por leituras pluralistas em constante diálogo entre si. O título Porto, NY – código postal para um endereço imaginário – refere-se a um espaço onipresente no qual vários idiomas, geografias e símbolos são integrados em um relacionamento holístico que questiona e desvenda as nuances de ambos os locais, culminando na sua fusão e permitindo uma universalidade dos sentidos. Porto-NY, como metonímia de Portugal-EUA, é a conceção surreal de uma topografia da memória, onde as fronteiras se diluem em sensações.
A apresentação será composta por um concerto de filme, com sons e poesia pré-gravados, composição musical espontânea de Renato Diz, filme pré-editado e edição de vídeo ao vivo de Pedro Marnoto. Software criado para o espetáculo de Pedro Veloso, poesia gravada em inglês por Maria Quintanilla e assistência de filmagem por Hugo Marques.
16 de Setembro
· 11h30 – Exposição “The Wrong House Project” em Óbidos
É uma exposição interativa em que os participantes são convidados a desenhar o que eles imaginavam ser a “casa errada”. Este projeto começou em Nova Iorque em Fevereiro de 2019 e é inspirado no texto do escritor Gonçalo M. Tavares, “Sobre o erro e o risco”.
· 12h00 – Workshop de Dança com Marta Coutinho
· Uma hora para descobrir diferentes movimentos que o nosso corpo pode criar a partir de tudo um pouco: movimentos do dia-a-dia, danças do mundo, desenhos, ritmos e dinâmicas variados, objetos, histórias, ideias «espalhafatosas», gargalhadas e por aí fora…Dancemos!
· 13h00 – Almoço em Óbidos para mostrar a vila, os seus programas e espaços culturais
· 15h00 – Projeto RHI_Educação:
Leituras de textos sobre rinocerontes para alunos do ensino fundamental. Textos escritos por Afonso Cruz e José Luís Peixoto.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar