07-07-2012 Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Dina Aleixo Imprimir PDF     Print    Print

Saúde/Oeste: Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche marcham em simultâneo em defesa dos hospitais

Caldas da Rainha, 07 jul (Lusa) -- A Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde promove hoje uma marcha simultânea nas cidades das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, em defesa dos serviços hospitalares.

Caldas da Rainha, 07 jul (Lusa) -- A Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde promove hoje uma marcha simultânea nas cidades das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, em defesa dos serviços hospitalares.

"A situação que se vive na região Oeste é alarmante", alerta a Plataforma num folheto em que apela às populações para participarem, às 21:00 de hoje, numa marcha em defesa dos hospitais que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) pretende fundir num centro hospitalar único para todo o Oeste.

A fusão, que prevê a distribuição de valências pelos hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tem sido contestada pelas populações e movimentos cívicos com iniciativas que evitaram que "as intenções iniciais fossem avante".

Ainda assim, refere o folheto, tem-se assistido "a uma completa e sigilosa desarticulação dos serviços hospitalares que, nalguns casos, atinge mesmo um patamar de rutura iminente", que o movimento pretende travar.

As marchas arrancarão em simultâneo nas três cidades, partindo de locais centrais e efetuando um percurso até aos respetivos hospitais.

Em Caldas da Rainha a concentração será na Praça 5 de Outubro, em Peniche no Largo do Município e em Torres Vedras, na Praça da República.

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, garantiu, em março, que nenhuma decisão definitiva sobre a fusão dos hospitais seria tomada sem ouvir os municípios.

A ARSLVT revelou, no entanto, a 12 de junho, ter remetido ao Ministério da Saúde a proposta definitiva da reforma hospitalar da região Oeste, datada de maio deste ano, o que aumentou "as preocupações" da plataforma e determinou a realização da marcha de protesto.

DYA/(FYC).

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar