01-02-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 01 fev (Lusa) - Notícias breves do país (2.ª edição):

 

LEZÍRIA: Cartaxo e Salvaterra de Magos querem alargar ponte D. Amélia

 

As Câmaras do Cartaxo e de Salvaterra de Magos querem que a Infraestruturas de Portugal (IP) avalie “a possibilidade técnica de alargar a plataforma de circulação” da ponte Rainha D. Amélia, que liga os dois concelhos.

Em comunicado conjunto, os presidentes dos dois municípios saúdam o compromisso assumido pela IP de essa possibilidade, apesar de complexa, ir ser avaliada pela equipa projetista que venceu o concurso para o estudo da erosão dos pilares ao nível das fundações, o tratamento e a pintura da estrutura metálica, a reparação integral do tabuleiro, em particular do pavimento e das grades de proteção, e do sobre esforço a que os aparelhos de apoio têm estado sujeitos.

Pedro Ribeiro e Hélder Esménio “congratulam-se com a rápida resposta” do ministro das Infraestruturas “às chamadas de atenção e preocupações que têm feito chegar ao Governo e à IP, tendo fundadas expectativas que o concurso para a execução desta importante obra seja lançado ainda no decurso do corrente ano”.

Os autarcas sublinharam ainda a importância do alargamento da ponte para “ajudar um pouco mais a economia local e regional, em particular aqueles que se dedicam ao setor agrícola”.

 

 

TOMAR: Escolas recebem ‘kits’ de jogos tradicionais

 

A Câmara de Tomar entregou aos agrupamentos de escolas do concelho ‘kits’ de jogos tradicionais, no âmbito de um projeto que iniciou em 2015 e que este ano foi alargado aos vários municípios do Médio Tejo.

Em comunicado, a Câmara de Tomar (Santarém) afirma que o projeto, que desenvolve em conjunto com o Clube de Atividades de Lazer e Manutenção (CALMA), se iniciou nos jardins-de-infância, reconhecendo “o importante papel dos jogos tradicionais, quer enquanto atividade lúdica e educacional, quer enquanto meio de preservação dos valores associados à memória e à cultura popular”.

Com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, desenvolvido pela comunidade intermunicipal, estão em curso, no presente ano letivo, em todos os municípios desta região, projetos de jogos tradicionais e de xadrez, “tendo por base a aquisição de ‘kits’ de ambas as modalidades, destinados às turmas do 1.º ciclo de cada concelho”, acrescenta a nota.

 

 

MOITA: Homem detido por ameaças, coação com arma de fogo e contrafação

 

Um homem de 34 anos foi detido pelos crimes de ofensa à integridade física, ameaças, coação com recurso a arma de fogo e contrafação, na quinta-feira, na Moita, no distrito de Setúbal, informou hoje a GNR.

Em comunicado, aquela força de segurança revelou que o suspeito, após um desentendimento no trânsito, “perseguiu um homem até ao seu local de trabalho, onde, com recurso a arma de fogo, o ameaçou”.

Após as investigações, que decorreram durante um mês, os militares detiveram o suspeito e realizaram buscas ao seu domicílio e em veículos, onde apreenderam uma réplica de arma de fogo, munições, 16 doses de haxixe, 28 pares de ténis contrafeitos, 22 em fase de colocação da marca registada, cerca de 300 estampas de marcas registadas e uma pistola de cola quente.

O suspeito encontra-se detido nas instalações da GNR.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Apreendidas aves exóticas em cativeiro

 

Uma mulher de 58 anos foi identificada pelo Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR por detenção de três aves exóticas, em cativeiro, no concelho de Caldas das Rainha.

Em comunicado, a GNR explicou que, no decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares “detetaram a existência de três aves exóticas, no anexo de uma residência, um Papagaio Diadema “Amazoba Autumnalis”, um Aratinga de Bando “Psittacara Leurocophthalmus” e um Inseparável de Fischer “Agapornis Fischeri”.

Dado a proprietária não ter a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), as aves foram apreendidas e a dona nomeada fiel depositária.

A mulher incorre numa infração punível com uma coima mínima de 2.000 euros e máxima de 20.000 euros.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Campeonato Nacional de Dança

 

O Campeonato Nacional de Dança vai decorrer no Pavilhão da Mata, nas Caldas das Rainha, nos próximos dias 09 e 10, foi hoje anunciado.

Em comunicado a câmara divulgou que cerca de 250 pares disputarão na cidade” aquela que é a prova mais importante do calendário da Federação Portuguesa de Dança Desportiva”.

Numa antecipação ao campeonato terá lugar no sábado, no Centro Comercial La Vie, uma demonstração de dança desportiva.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Abertas inscrições para reis do Carnaval

 

As inscrições para os Reis do Carnaval das Caldas da Rainha estão abertas, sendo os vencedores escolhidos num casting a realizar no dia 16, divulgou a câmara.

Os reis escolhidos irão desfilar nos diversos corsos que decorrem na cidade e receberão um voucher da Top Atlântico, no valor de 250 euros.

Organizado pela autarquia, associações e coletividades concelho, o Carnaval das Caldas é fortemente influenciado pelo universo de Bordalo Pinheiro tendo as figuras do Zé Povinho e a Maria Paciência como reis da folia.

 

DYA/DYBS/MYF/MLL // ROC

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar