21-08-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

"Carmina Burana" assinala Dia Nacional das Bandas Filarmónicas em Lisboa

Lisboa, 21 ago (lusa) – A cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff, para banda sinfónica e coro, é a obra que preenche, dias 01 e 02 de setembro, dois concertos a realizar na Aula Magna, em Lisboa, foi hoje anunciado.

A interpretar os concertos comemorativos do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas – 01 de setembro – vão estar a banda dos bombeiros de Loures, os coros emCantus – associação cultural de Odivelas e Camerata Vocal de Torres Vedras, bem como a soprano Carla Caramujo, o tenor Carlos Guilherme e o barítono Armando Possante, sob direção musical de Jorge Camacho, segundo uma nota da Fundação Inatel, promotora da iniciativa.

O primeiro concerto realiza-se às 21:30 e o segundo às 17:00, tendo ambos entrada livre.

O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas celebrou-se, pela primeira vez, em 2013, por iniciativa do então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, aprovada em Conselho de Ministros.

“Embora simbólica”, a iniciativa foi uma “forma de reconhecimento” e de “validação” do trabalho desenvolvido pelas bandas filarmónicas em Portugal ao longo de décadas, como a definiu, na altura, o secretário de Estado.

Em 2013, Portugal contava com 720 Bandas Filarmónicas, 1.200 escolas de música, 50 orquestras ligeiras e 900 agrupamentos corais. Um total superior a 250 mil pessoas, na maioria jovens, praticava música com regularidade em associações culturais.

 

CP (NL) // TDI

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar