26-04-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Incêndios: Oeste vai ter três equipas intermunicipais de sapadores florestais

Ventosa, Lisboa, 26 abr (Lusa)- A região Oeste vai ter até ao verão três equipas intermunicipais de sapadores florestais para prevenir a floresta contra incêndios, divulgou hoje em Torres Vedras o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste.

Numa reunião descentralizada realizada hoje na freguesia da Ventosa, Torres Vedras, o conselho intermunicipal da OesteCim definiu que as equipas vão ficar sediadas na Usseira, concelho de Óbidos, mas vão trabalhar nos 12 concelhos da região, explicou Pedro Folgado à agência Lusa.

Torres Vedras era o único município da região a dispor de sapadores florestais, motivo pelo qual a OesteCim concorreu e ganhou uma candidatura ao Programa de Sapadores Florestais, lançado pelo Governo, ao abrigo do qual vai receber um financiamento de 120 mil euros.

“O financiamento é manifestamente insuficiente, mas todas as câmaras estão disponíveis para suportar o resto dos custos, tendo noção da necessidade que há de manter e de proteger a floresta que temos no nosso território”, afirmou.

Os 12 municípios vão contratar 15 sapadores florestais e um técnico superior com formação em fogo controlado.

Cada uma das três equipas vai ser dotada de quatro sapadores florestais, um veículo com material de primeira intervenção no combate a incêndios, equipamento de proteção individual e maquinaria para realizar ações de limpeza.

A OesteCim integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

 

FYC // LIL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar