07-08-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 07 ago (Lusa) - Notícias breves do País:

 

FUNCHAL: Município apoia evento internacional de folclore

 

Duzentos participantes, distribuídos por dez grupos de folclore, dos quais sete estrangeiros, participam num programa internacional de folclore que decorre de 14 a 17 de agosto na Madeira e conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

Uma nota divulgada hoje pelo município funchalense refere que a autarquia vai apoiar financeiramente com 10 mil euros a 3.ª edição do Festival Internacional de Folclore, promovido pelo grupo MonteVerde, e a 7.ª Gala internacional de Etnografia e Folclore Manuel Ferreira Pio.

O programa foi apresentado pela vereadora Idalina Perestrelo, estando prevista a abertura na Praça do Município e o restante calendário na Praça do Povo, na marginal da cidade.

“Reconhecemos a importância e relevância que este tipo de eventos têm para a nossa cultura, pois a nossa arte popular também é a nossa história”, disse a autarca, considerando que o Funchal “tem muito orgulho em ser uma cidade cultural por excelência, com múltiplos e diversificados estímulos e eventos”.

 

SINTRA: Feira anual de São Mamede volta a Janas de 12 a 19 de agosto

 

A tradicional Feira de São Mamede realiza-se entre 12 e 19 de agosto, com a habitual bênção do gado e as três voltas dos animais em redor da capela de Janas, no concelho de Sintra, informou a organização.

A feira conta com atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração, mas o momento especial está agendado para 17 de agosto, a partir das 15:30, com a missa em honra do santo padroeiro, seguida da tradicional bênção do gado.

No Dia de São Mamede, junto à capela circular, localizada a 600 metros da vila de Janas, as populações da região saloia aproveitam para fazer um piquenique no pinhal adjacente à feira e levam os seus animais para serem benzidos, em busca de saúde e fertilidade

Apesar de a tradição apontar São Mamede como protetor do gado, os participantes levam também os seus animais domésticos para serem abençoados na romaria anual.

 

 

MADEIRA: JPP critica atrasos na atribuição de abonos de família e pré-natal

 

O partido Juntos Pelo Povo (JPP) na Madeira criticou hoje os atrasos na atribuição dos abonos de família e pré-natal na região, de cerca de um ano, considerando ser “urgente” uma solução para esta situação.

“É urgente a resolução da atribuição dos abonos às famílias”, disse a deputada Patrícia Spínola numa iniciativa partidária realizada junto às instalações do Instituto de Segurança Social da Madeira no Funchal.

A parlamentar declarou que “não se verificou qualquer alteração” na resolução deste problema, apesar das queixas e denúncias efetuadas, “mantendo-se os atrasos de mais de um ano” na atribuição destes apoios, e sublinhou que o presidente do instituto perspetivou um “reforço de recursos humanos” para minimizar a situação.

“Parece que esse reforço de recursos humanos ou não aconteceu, ou não está a produzir efeitos”, sublinhou Patrícia Spínola, considerando ser um “contrassenso que um governo que tanto diz defender e incentivar medidas para o apoio às famílias e promoção da natalidade permita que estes serviços continuem com falta de recursos humanos penalizando, desta forma, a população”.

 

 

ALCOBAÇA: Apreendida arma de fogo

 

A PSP identificou em Alcobaça um homem de 40 anos, por posse de uma arma proibida, apreendida durante a mesma operação.

Em comunicado a PSP explicou ter recebido, no domingo, “uma comunicação telefónica não identificada a informar que um homem estaria a proferir ameaças com arma de fogo”, o que levou à intervenção dos agentes: “Após uma revista sumária e busca à viatura, autorizada pelo proprietário, encontraram e apreenderam a arma de fogo e 83 munições (fulminantes)”.

A arma vai ser sujeita a peritagem.

 

MONTIJO: Cinco homens e uma mulher detidos por tráfico de droga

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve quatro homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 45 anos, por tráfico de droga, no Montijo, distrito de Setúbal, informou hoje aquela autoridade.

Em comunicado, a GNR explicou que na sequência de uma investigação policial que decorria há um ano foram efetuadas, na segunda-feira, “cinco buscas domiciliárias e dez em veículos e armazéns”.

Nesta operação policial foram apreendidas 678 doses de haxixe, 27 de MDMA, cinco de cocaína, 51 telemóveis, 3.528 euros, oito facas de corte de estupefaciente, entre outros artigos eletrónicos.

Segundo a força de segurança, “dois dos detidos já tinham antecedentes pelo mesmo ilícito”, mas todos os suspeitos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro na quarta-feira.

 

LISBOA: GNR apreende 900 artigos de vestuário contrafeito

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 900 artigos de vestuário contrafeito durante uma ação de fiscalização rodoviária realizada na segunda-feira, na freguesia dos Olivais, em Lisboa, informou hoje aquela força policial.

De acordo com a GNR, os artigos contrafeitos têm um valor estimado de 9.000 euros e a proprietária, uma mulher de 45 anos, foi identificada.

A fiscalização teve como objetivo garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, o combate à contrafação e o uso ilegal de marca, “uma vez que este tipo de artigos não garante aos consumidores os padrões de segurança necessários”, explicou a autoridade em comunicado.

 

FUNCHAL: Câmara apoia organizadores de histórica prova náutica

 

A Câmara do Funchal anunciou hoje que se associou este ano aos vários organizadores da prova de mar conhecida como “Saca”, que consiste na travessia entre o cais da cidade e o complexo balnear Barreirinha.

Este percurso náutico de mil metros decorre a 26 de agosto e vai na sua 23.ª edição, sendo organizada pela Junta Freguesia de Santa Maria Maior, pela Associação de Natação da Madeira e pela empresa Frente MarFunchal.

A prova de mar tem por objetivo “recordar os feitos e homenagear o atleta de natação em águas abertas José da Silva, mais conhecido por Saca, porventura o mais popular nadador de mar, não só da cidade, como de toda a Região Autónoma da Madeira”, realça a nota distribuída pelo município do Funchal.

A autarquia destaca o “indiscutível interesse público” desta prova, além do seu “grande cariz popular, porque é aberta a toda a população, federados e não federados”, informando que estão abertas as inscrições no ‘site’ da Associação de Natação da Madeira.

 

LYFS/DYBS/DYA/AMB // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar