23-07-2018 Cultura, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura - 2.ª edição

Redação, 23 jul (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

 

Desenho de Rua na Encosta de S. Vicente em Torres Vedras

 

O evento “Encosta – Desenho de Rua” volta a realizar-se na Encosta de S. Vicente, em Torres Vedras, entre os dias 30 julho e 5 de agosto, com a realização de residências artísticas e o Encontro Nacional de Desenho de Rua.

As residências artísticas contam este ano com a participação de três desenhadores residentes, os portugueses Dina Domingues e Lurdes Morais e o brasileiro José Clewton, divulgou hoje a Câmara de Torres Vedras.

Já o Encontro Nacional de Desenho de Rua levará à Encosta, no dia 04 de agosto, um conjunto de desenhadores que, “durante um dia, irá conviver com a comunidade local, percorrendo as ruas, becos e travessas, que caracterizam a respetiva paisagem urbana”, refere o comunicado da autarquia.

O Encosta - Desenho de Rua é uma atividade que desde 2017 integra o plano de comunicação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU) cujas obras são cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

Ciclo de cinema até 15 de agosto na Casa José Saramago em Óbidos

 

A Casa José Saramago, em Óbidos, recebe, entre quarta-feira e o dia 15 de agosto, uma mostra de cinema.

As sessões terão lugar todas as quartas-feiras, pelas 18:00 e as sessões contarão com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

O ciclo arranca com “José e Pilar” - Um retrato de José Saramago (25 de julho), seguindo-se, em agosto, “Nada tenho de meu - Diário de uma viagem ao Extremo Oriente" (01 de agosto), a versão restaurada do documentário “Autografia” (08) e "Cruzeiro Seixas - As Cartas do Rei Arthur" (15).

 

 

Mosteiro de Alcobaça recebe visita guiada aos túmulos reais

 

A exposição “Os túmulos de D. Dinis e do Infante – Um novo olhar” é o pretexto para uma visita guiada conduzida pela técnica Isabel Costeira, a realizar no sábado, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

O túmulo de D. Dinis é uma das peças de referência na escultura tumular gótica patente naquele mosteiro, tal como as sepulturas de sua mãe (D. Beatriz) e do seu neto (D. Pedro I).

A visita é destinada ao público em geral e terá a duração aproximada de uma hora.

A exposição ficará patente no mosteiro até ao dia 23 de setembro.

 

 

Espetáculo “De Lira com Morna” conta a história da morna na Amadora

 

O espetáculo "De Lira com Morna", encenado por Pascoal Furtado, vai estar em cena no Cineteatro D. João V, na Amadora, dia 28 de julho, às 21:30, para contar a história da morna com recursos a artes circenses.

"De Lira Com Morna" é, segundo a organização, "um elogio à morna", no ano em que a candidatura deste género musical cabo-verdiano a Património Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO.

Com uma coreografia apoiada em jogos de luz e acrobacias aéreas, o espetáculo, encenado pelo professor do Chapitô Pascoal Furtado, conta com a participação da soprano Sofia Carvalho e da tocadora de lira Leonor Ribeiro.

O espetáculo terá direção musical de Heloisa Monteiro.

 

 

DYA/TZC // TDI

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar