12-02-2019 Cultura, Sociedade, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura - 2.ª Edição

Redação, 12 fev (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

 

A banda brasileira Lagum estreia-se em Portugal em outubro

 

Os brasileiros Lagum, oriundos de Belo Horizonte, estreiam-se em Portugal em outubro, com dois concertos, o primeiro na Casa da Música, no Porto, e o segundo, em Lisboa, no Capitólio, anunciou hoje a Sony Music, editora da banda.

Os Lagum atuam no Porto em 16 de outubro e, em Lisboa, dois dias depois, 18 de outubro.

A origem da banda remonta a 2014, quando o vocalista Pedro Calais colocou uma música no Facebook, recorda a editora, no comunicado hoje divulgado. A partilha mobilizou outros músicos, até à composição atual: Pedro Calais (voz), Otávio Cardoso (voz e guitarra), Jorge (guitarra), Francisco Jardim (baixo) e ‘Tio’ Wilson (bateria).

O primeiro disco, “Seja O Que Eu Quiser”, surgiu no Spotify em 2016. Em 2018, os Lagum passaram a fazer parte do catálogo da Sony Music e lançaram o ‘single’ “Bem Melhor”, a que se sucederam “A Gente Nunca Conversou (Ei Moça)”, “Telefone”, “Eu Não Valho Nada”, “Não Vou Mentir”, “Samba” e a versão de “Deixa”, com participação de Ana Gabriela.

O novo álbum deverá ser lançado este ano, de acordo com a editora.

 

 

Artista portuguesa no museu de arte contemporânea do Massachusetts

 

A artista Marisa Piló, diplomada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), foi selecionada para uma residência artística no museu Mass MoCa, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, divulgou a escola.

Marisa Piló faz parte de um conjunto de 60 artistas selecionados entre 360 candidatos ao programa de residências artísticas daquele que é considerado um dos maiores museus norte-americanos de arte contemporânea.

A proposta de Marisa Piló, para as três semanas de residência consiste no desenvolvimento de "trabalhos de desenho e pintura que se repetem no mesmo 'frame', e que exploram o conceito de identidade, sobre nós próprios e de como nos veem”, lê-se na imprensa da ESAD.CR.

Natural da Nazaré, Marisa é licenciada e mestre em Artes Plásticas pela ESAD.CR, e diplomada em Estudos de Arte Contemporânea e Curadoria pela Universidade de Lisboa. Trabalha em particular escultura, fotografia e ilustração.

 

 

Conferência assinala 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci

 

“500 Anos após o desaparecimento de Leonardo da Vinci: transformações e ruturas societais” é o tema de uma conferência que assinalará, nas Caldas da Rainha, os 500 anos da morte do artista da Renascença.

A palestra, agendada para as 21:00 de 22 de março, será proferida por João Caraça, físico nuclear, professor catedrático, diretor da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e investigador do pintor e escultor que também se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, arquiteto, botânico, poeta e músico.

A conferência é organizada pelo jornal Gazeta das Caldas, pelos Centro Cultural e de Congressos (onde se realiza) e pelo Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania das Caldas da Rainha.

 

 

Filhos da Terra regressam a Santarém para Café Concerto no Fórum Mário Viegas

 

O cantor Tiago Fernandes, o ator Luís Coelho Graça e o Trio Sophia reúnem-se em Santarém no próximo sábado, dia 16, para um Café Concerto, no Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Mário Viegas, foi hoje anunciado.

Os cinco jovens cresceram na cidade. Tiago Fernandes iniciou o percurso no Teatrinho de Santarém, "tem cantado ao lado de nomes da música de protesto" e regressa à cidade para cantar "Ser Português Aqui", de acordo com a informação hoje divulgada pela organização.

O Trio Sophia, composto por Maria Curado (piano), Margarida Martins (violino) e Clara Curado (violoncelo), estreou-se em 2015, no Festival Internacional de Teatro e Artes para a infância e juventude de Santarém, onde voltou no ano passado, com o seu repertório de música clássica e contemporânea.

Luís Coelho Graça, ator, licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que tem trabalhado com encenadores como Jorge Silva Melo e João Garcia Miguel, começou a trabalhar no Grupo Veto Teatro Oficina, em Santarém, e desta vez levanta "questões acerca do que é um ser humano e também um ser artista", segundo a apresentação do espetáculo.

O Café Concerto tem início marcado para sábado à noite, às 21:30, no Fórum Mário Viegas.

 

DYA/MAG // MAG/SR

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar