17-08-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Pregões, rezas e cantilenas da pesca recolhidos na Murtosa

Aveiro, 17 ago (Lusa) - A Câmara da Murtosa, no distrito de Aveiro, anunciou hoje que está a decorrer no município um trabalho de recolha do património sonoro associado às gentes da ria e do mar.

O “falar da Murtosa”, característico dos murtoseiros pela sua musicalidade, é um dos elementos desse património identitário, mas também os pregões lançados pelas mulheres dos pescadores que, de rodilha e canastra à cabeça, iam vender o peixe de porta a porta.

O levantamento em curso procura também registar as preces peculiares da comunidade piscatória, para que os barcos regressem com peixe em abundância, ou para invocar a proteção de homens e barcos pelos santos de devoção.

São também exemplos desse património imaterial o fraseado do arrais para incentivar os homens a bordo, compassar os remos no barco da xávega ao vencer a rebentação ou mesmo as expressões para tanger o gado ao puxar as redes para o areal.

“A recolha incide nos sons, pregões, músicas, cantilenas, histórias, rezas e outras, através do registo áudio e vídeo de entrevistas a pessoas comuns, conhecedoras destas expressões identitárias da terra Marinhoa”, refere a Câmara da Murtosa.

O trabalho está a ser conduzido pelo documentarista Tiago Pereira, responsável pelo projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, no âmbito do projeto "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”, que congrega os municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche.

“Para além da constituição de acervo documental, que será disponibilizado, livremente, nas plataformas digitais, a recolha constituirá a base de um espetáculo multimédia que será apresentado no último ano de realização do projeto”, revela a autarquia.

O projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” é financiado ao abrigo do programa Centro 2020.

 

MSO // JAP

Lusa / Fim

 

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar