29-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Redação, 29 jun (Lusa) - Notícias breves do país (3.ª edição):

 

SANTARÉM: Miniautocarro grátis para seniores e dependentes

 

A Câmara de Santarém aprovou o projeto “Mobi.Sénior”, que vai permitir à população sénior e a pessoas em situação de dependência usufruir gratuitamente de um miniautocarro, com paragens fixas nos principais serviços públicos e estabelecimentos comerciais da cidade.

Em comunicado, o município afirma que se trata de um projeto experimental, a iniciar no dia 16 de julho, com a duração de seis meses, visando facilitar a mobilidade entre as áreas residenciais da cidade mais desfavorecidas em termos de transportes públicos.

 

HORTA: PJ detém alegado traficante de droga e apreende pólen de haxixe

 

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção no Faial, nos Açores, de um homem suspeito de tráfico de droga que tinha na sua posse pólen de haxixe suficiente para cerca de 400 doses individuais.

Um comunicado do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ adianta que a detenção do homem, de 39 anos, foi realizada no concelho da Horta em colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito de uma investigação em curso por suspeitas de prática do crime de tráfico de estupefacientes.

 

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Idosa salva pela GNR

 

Uma idosa foi encontrada prostrada no chão da sua habitação, no Sobral de Monte Agraço, por uma patrulha da GNR do programa “Idoso em segurança”, que pediu meios de socorro para assistir a mulher, anunciou a GNR.

A mulher, de 85 anos e doente de Alzheimer, vive isolada e não tem familiares próximos, por isso era visitada com regularidade pelos militares de prevenção criminal e policiamento comunitário.

Na quinta-feira, como não respondeu quando a GNR lhe bateu à porta e não era vista pelos vizinhos desde o dia anterior, a GNR forçou a entrada na habitação e encontrou a mulher deitada no chão, incapaz de se levantar e com discurso incoerente.

A mulher foi assistida e transportada pelos bombeiros locais até ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

 

OURÉM: Aprendidos 2.258 artigos contrafeitos

 

A PSP anunciou hoje a apreensão de 2.258 artigos contrafeitos, entre peças de vestuário, calçado e acessórios de moda, na quinta-feira, em Ourém.

Segundo a PSP, os artigos têm o valor estimado de 25.568,50 euros, tendo sido identificadas cinco pessoas suspeitas da prática de contrafação, imitação e uso ilegal de marca.

Tratou-se de uma operação conjunta com a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica e a Autoridade Tributária no mercado de Ourém.

A PSP acrescentou que as pessoas identificadas, homens e mulheres, têm idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos de idade.

 

RIO MAIOR: PS questiona Governo sobre posto da GNR

 

Os deputados socialistas eleitos por Santarém questionaram o Governo sobre o que está a ser feito para solucionar o estado de degradação no posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Rio Maior.

A pergunta, entregue no parlamento, refere “graves problemas de humidade e oscilação do piso, entre outras questões” verificadas pelos deputados Hugo Costa, António Gameiro e Idália Serrão numa visita ao local.

Os deputados questionam o Ministério da Administração Interna sobre se tem conhecimento da situação e que medidas “foram e/ou vão ser tomadas sobre o referido posto com vista à resolução do problema”.

 

 

MADEIRA: Secretário regional pede defesa das ultraperiferias

O secretário da Agricultura e Pescas da Madeira defendeu hoje que os governos nacionais das regiões ultraperiféricas devem defender melhor os interesses destes territórios insulares em matérias de apoios da União Europeia.

Humberto Vasconcelos falava no Funchal, no âmbito da inauguração de uma exposição de vinhos espirituosos, regozijando-se pelo facto de ter sido anunciado que não haverá o previsto corte de 3,9% no envelope do Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas (POSEI).

O governante insular salientou que “o trabalho realizado pelas regiões ultraperiféricas teve o seu resultado”, referindo que o objetivo era conseguir “um pouco mais” nos apoios.

“Se houvesse cortes seria terrível para a nossa agricultura”, sublinhou o responsável madeirense, mencionando que esta região vai receber cerca de 28,8 milhões de euros por ano, o que representa um total de 201 milhões na vigência do próximo quadro comunitário.

 

MADEIRA: Governo da Madeira dá apoio de 27.500 euros a vítimas da Sida

 

O Governo da Madeira anunciou hoje que vai celebrar um contrato-programa com a Associação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida” para atribuir um apoio na ordem dos 27.500 euros, visando o desenvolvimento das suas atividades neste arquipélago.

A nota emitida pelo gabinete do secretário regional da Saúde destaca que esta fundação “tem como objetivo o apoio a indivíduos vítimas da Sida e de suas famílias, bem como a educação para a saúde e a prevenção de comportamentos de risco, os quais vão de encontro à política de promoção da saúde e prevenção da doença do Governo Regional da Madeira”.

 

FYC/FYM/AMB/SR/APE/MLL/FYC // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar