19-04-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Redação, 19 abr (Lusa) - Notícias breves do País (3.ª edição):

 

LISBOA: Obras cortam trânsito no túnel da Avenida João XXI

 

O túnel da Avenida João XXI, na freguesia do Areeiro, em Lisboa, vai estar encerrado à circulação nos dois sentidos, no sábado, entre as 08:30 e as 13:00 para a realização de trabalhos.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa indicou que as alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão coordenados no local pela polícia.

 

 

CASCAIS: Menor de 17 anos detido por roubo em farmácia

 

A GNR deteve um menor de 17 anos por roubo numa farmácia, em Alcabideche, Cascais, na quarta-feira, anunciou hoje aquela autoridade em comunicado.

Após o roubo ter sido denunciado, a GNR levou a cabo uma operação policial, com mais de 20 militares, no sentido de detetar os dois autores dos crimes.

Cerca de duas horas depois, prossegue o comunicado, um dos suspeitos foi localizado e os militares recuperaram 260 euros provenientes do roubo.

O detido, de 17 anos, foi sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência e o outro suspeito, de 14 anos, já está identificado.

 

 

LOURES: PSP detém dois homens para cumprimento de pena de prisão efetiva

 

A PSP, através da Divisão Policial de Loures, deteve dois homens para cumprimento de pena de prisão, sob os quais pendiam mandados de detenção por tráfico de droga, na terça-feira e na quarta-feira, foi hoje anunciado.

Segundo o comunicado enviado pela PSP, o arguido de 32 anos foi condenado ao cumprimento de três anos de prisão efetiva pelo crime de tráfico de droga, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprir a pena.

Já o outro detido, de 65 anos, foi condenado ao cumprimento de três anos e nove meses de prisão efetiva, também por tráfico de droga, tendo sido conduzido ao mesmo estabelecimento prisional para cumprir a pena.

 

 

LOURES: Jovem de 17 anos detido por roubo em comboio

 

A PSP deteve um jovem de 17 anos por suspeita de roubo no interior de um comboio, na segunda-feira, na freguesia da Bobadela, em Loures, informou hoje aquela autoridade em comunicado.

O suspeito roubou um telemóvel por esticão a uma vítima, de 47 anos, no interior de um comboio que efetuava o trajeto Alcântara-Terra (Lisboa) com destino a Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira), tendo saído no apeadeiro da Bobadela e encetado fuga.

O detido foi presente a tribunal e ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

 

TORRES VEDRAS: Município entre no Top 100 dos mais transparentes

 

Torres Vedras está entre os 100 municípios portugueses mais “transparentes”, ocupando a posição do ranking que avalia o Índice de Transparência Municipal dos 308 municípios durante o ano passado, subindo 124 posições relativamente a 2016.

O Índice de Transparência Municipal, desenvolvido pela Transparência e Integridade Associação Cívica, analisa a informação disponibilizada aos cidadãos nos websites de todas as câmaras municipais do país desde 2013.

Informação sobre a organização; composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira e na área do urbanismo são as dimensões avaliadas pelo estudo, que se dividem ainda em 76 indicadores.

 

 

TORRES VEDRAS: Avenida das Guerras Peninsulares cortada ao trânsito por aluimento de terras

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras informou que a Avenida das Guerras Peninsulares, na cidade, se encontra cortada ao trânsito em ambos os sentidos, devido ao aluimento e deslizamento de terras para a faixa de rodagem.

Nesta avenida, que liga a rotunda junto ao centro comercial Arena Shopping à rotunda de acesso à A8, o corte de trânsito é total e não existe ainda previsão para o restabelecimento da circulação automóvel, sendo que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para a reposição da normalidade.

Apesar do corte total de estrada, a situação do acesso dos moradores aos prédios existentes nesse local e o acesso ao posto de abastecimento de combustível está acautelada.

 

 

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Deputados do PSD pedem explicações sobre falta de obras em escola

 

Os deputados do PSD na Assembleia da República questionaram o Ministério da Educação sobre a falta de obras na Escola EB2,3 e Secundária de Sobral de Monte Agraço e quando tenciona o Governo avançar com a requalificação.

O executivo municipal de Sobral de Monte Agraço decidiu também, por unanimidade, pedir ao Governo obras urgentes na escola, que tem 26 anos e aguarda por melhoramentos desde 2014, por ter telhados em amianto e com infiltrações.

O Ministério da Educação garantiu que, “durante o ano de 2018, serão investidos cerca de 150 mil euros na substituição das coberturas” e na beneficiação da cozinha da Escola Joaquim Inácio da Cruz, remetendo para o verão o início das obras por questões de segurança.

 

 

LOURINHÃ: Cinema no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira até sábado

 

O Cinanima, um dos mais importantes festivais internacionais de cinema de animação, decorre até sábado, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã.

Estão previstas sessões de filmes de animação e de filmes premiados na última edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, às 15:00 e 21:30, respetivamente.

O evento possui ainda sessões para as escolas às 10:30 e às 14:30, com filmes direcionados para crianças e jovens.

 

 

CADAVAL: Artesanato sobre moinhos em exposição

 

O Moinho das Castanholas, no Cadaval, tem patente até ao final deste mês uma exposição de artesanato constituída por diversos moinhos, de vários tipos e materiais, executados por artesãos da região Oeste.

A mostra insere-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala hoje e é dedicado ao tema “Património: de geração em geração”, neste que é, também, o Ano Europeu do Património Cultural.

Na exposição, podem ser vistos vários tipos de moinhos, nomeadamente azenhas, moinhos de alvenaria e moinhos de armação metálica, realizados em diversos materiais.

A exposição tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados por artesãos locais e regionais, e eventuais colecionadores, e promover o espaço museológico.

 

TZS/FYC // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar