04-01-2019 Sociedade, Educação, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 04 jan (Lusa) – Notícias breves do País:

 

LOURINHÃ: OesteCim reforça educação ambiental

 

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai entregar kits de educação ambiental a turmas do 4.º ano de cada um dos 12 municípios da região.

A iniciativa terá ligar no dia 09 de janeiro, no Polidesportivo Municipal da Lourinhã, e contará com o apoio da ERP (European Recycling Platform) e da Novo Verde.

Trata-se de um projeto desenvolvido “em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica”, explicou a OesteCim em comunicado, acrescentando que o mesmo reflete a aposta da comunidade “na sensibilização e consciencialização dos mais jovens” para a reciclagem de resíduos e as alterações climáticas.

 

 

ALCOBAÇA: Criatividade e educação em debate

 

A Câmara Municipal de Alcobaça vai lançar uma série de conversas em torno da educação, das quais a primeira versará sobre “Criatividade” e irá decorrer no próximo dia 11.

O debate terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelas 18:00 e contará com a presença de Radu Caraus (youtuber), Nuno Matos Valente (escritor), Marco Galinha (empresário) e Ana Pêgo (bióloga marinha).

 

 

MADEIRA: Quatro mil estudantes vão beneficiar o passe Sub23

 

Cerca de quatro mil estudantes universitários na Madeira vão beneficiar este ano do passe Sub23, uma medida inserida no Orçamento Regional/2019 que começou a ser aplicado em 2018, disse a deputada do PSD madeirense Carolina Silva.

Numa iniciativa partidária junto à Universidade da Madeira do grupo parlamentar da maioria social-democrata, a deputada salientou que esta ajuda é “suportada pelo Governo da Madeira, quando devia ser uma incumbência do Estado”.

O passe Sub23 é um apoio atribuído aos “estudantes universitários até aos 23 anos de idade, através de um desconto mensal na tarifa aplicada no transporte coletivo, sendo a redução de 25% para os estudantes sem ação social e de 60% para aqueles que beneficiam dessa ajuda”, explicou.

“O executivo regional entendeu, e bem, substituir-se [ao Estado] nessa função de auxiliar os nossos estudantes universitários, concedendo-lhes este desconto no seu passe escolar", sublinhou Carolina Silva.

Também realçou que foi criada uma plataforma digital para o efeito, na qual os estudantes podem inscrever-se e aceder a toda a documentação necessária para aceder a este apoio.

 

 

CORUCHE: Expedição até Dacar com 60 participantes de seis países

 

A sétima edição do Sahara Desert Challenger, promovida por uma agência de viagens de Coruche, conta este ano com 60 participantes de Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, França e Holanda.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Coruche (Santarém), que apoia a iniciativa, afirma que a expedição, que partiu da vila no passado dia 27 de dezembro, tem data prevista de chegada ao Lago Rosa, junto a Dakar, no Senegal, no próximo dia 10, depois de percorrer 5.000 quilómetros em cinco países (Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal).

Viajando em moto, camião ou 4X4, os participantes levam consigo material escolar, brinquedos, roupa, entre outros artigos, que distribuem pelas crianças ao longo de todo o percurso, afirma a nota.

 

 

SANTANA: Apreendidos 37 quilos de pescado ilegal na Madeira em zona de reserva

 

Um homem de 54 anos foi identificado por elementos do Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana (GNR) na posse de 37 quilos de pescado ilegal, numa zona de reserva, no concelho de Santana, no norte da ilha.

De acordo com uma nota hoje divulgada, a iniciativa decorreu numa ação de patrulhamento desenvolvida na quinta-feira, na Reserva da Rocha do Navio, na freguesia de São Jorge, tendo sido apreendidos 35 quilos de lapa em concha fresca e dois quilos de polvo, “numa prática de pesca ilegal em reserva, no período de defeso (que vigora até final de março do corrente ano) e sem licença”.

Além do pescado, as autoridades apreenderam ainda um fato de mergulho e outro material utilizado na prática da atividade, “tendo o homem sido identificado e elaborado o respetivo auto de contraordenação”.

A nota ainda refere que o sítio da Rocha do Navio é uma área costeira na zona norte da ilha da Madeira, “que se reveste de grande valor natural, científico e cultural, onde figuram várias espécies endémicas raras”, tendo o pescado sido entregue a uma instituição de caráter social, no município de Machico.

 

 

CÂMARA DE LOBOS: Mega Bolo-Rei com 130 metros servido domingo à população

 

Um Bolo-Rei com 130 metros de comprimentos e 250 quilos vai ser servido no domingo à população do concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, uma iniciativa que acontece pelo sexto ano consecutivo, informou hoje o município.

Este é um evento promovido pelo município e uma pastelaria de Câmara de Lobos, o concelho contíguo a oeste do Funchal, sendo o bolo acompanhado pela tradicional ginjinha, estando também prevista animação musical no coreto no centro da Praça da Autonomia, “onde serão interpretadas músicas tradicionais alusivas à época festiva”, refere a mesma nota.

A iniciativa está integrada no “programa d’A Festa, que tem vindo a ser dinamizado no concelho de Câmara de Lobos”, acontecendo também “em parceria com os comerciantes locais” e “tem como objetivo, não só assinalar a tradicional comemoração do Dia de Reis, mas ainda contribuir para a dinamização da atividade comercial da baixa da cidade”.

“A autarquia de Câmara de Lobos está empenhada em viver as tradições junto do povo, pois é o povo quem mantém vivas estas tradições, que fazem parte fulcral da identidade e da cultura madeirense”, pode ler-se no documento.

 

AMB/MLL/DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar