03-08-2018 Cultura, Sociedade, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 03 ago (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

NAZARÉ: Apreendidos mais de 1.900 artigos contrafeitos

 

Uma mulher foi detida e quase dois mil artigos contrafeitos foram apreendidos pela PSP na Nazaré, no âmbito de uma operação desenvolvida por uma Unidade Especial de Polícia, que faz reforço à esquadra local.

Numa operação realizada na quinta-feira, “com o objetivo de proceder à apreensão de artigos supostamente contrafeitos que se encontravam à venda em bancas”, foram assim apreendidos “1.913 artigos”, entre os quais “malas, sapatos, ténis, t-shirts, sweatshirts, fatos de banho, toalhas de banho e boxers de diversos tamanhos e cores”, divulgou hoje a PSP.

No decorrer da operação foi ainda detida uma mulher, de 26 anos, “por posse de uma arma de calibre 6,35mm”, que foi notificada a comparecer às autoridades judiciárias competentes.

Segundo o comunicado foram ainda identificadas três mulheres, com idades entre os 26 e os 34 anos.

 

 

PENICHE: Ferrel comemora luta contra nuclear e corrida de burros

 

As festas de Ferrel, concelho de Peniche, assinalam este ano 40 anos do “Festival Pela Vida e Contra o Nuclear”, que em 1978 se realizou para vincar o triunfo da contestação à construção de uma central nuclear naquela vila.

O festival será recordado no sábado com uma marcha de “tratores, camionetas e alfaias agrícolas até ao local onde teria sido construída a e central”, explicou Alexandre Oliveira, da comissão de festas.

Nesta edição das festas de Ferrel, que têm origem no século XVII, assinalam-se igualmente os 50 anos da corrida de burros, movimentando mais de duas dezenas de animais na competição agendada para o dia 11.

 

 

TORRES VEDRAS: Rede de Cidades de Carnaval da região Centro cria comissão técnica

 

A Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro vai constituir duas comissões, de âmbito político e técnico para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos municípios de Estarreja, Figueira da Foz, Mealhada, Torres Vedras e Ovar.

A decisão foi tomada na terça-feira, numa reunião realizada em Torres Vedras, e que juntou as autarquias que pretendem desenvolver um trabalho “concertado a nível de comunicação, assim como a captação de financiamento para a divulgação dos carnavais do Centro”, refere um comunicado da câmara anfitriã.

As autarquias discutiram ainda “o facto de os carnavais poderem vir a ser taxados da mesma forma que um evento de âmbito cultural (taxa intermédia de 13%), e não à taxa normal atualmente em vigor, de 23%”, pode ler-se no documento que acrescenta estar em causa “o IVA - Imposto sobre o Valor Acrescentado aplicado aos ingressos de acesso aos corsos carnavalescos”.

A Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro foi criada em dezembro último com o objetivo de desenvolver a cooperação intermunicipal, de fomentar a implementação de um produto turístico integrado e de dinamizar um trabalho conjunto em torno da captação de financiamento.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Exportur leva gastronomia à Expoeste até ao dia 15

 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha arranca hoje nas Caldas da Rainha e vai decorrer até ao dia 15, na Expoeste, aliando a gastronomia à animação, etnografia e artesanato.

Mais de vinte tasquinhas, com 2.400 lugares sentados e 123 pavilhões de exposição preenchem os 10.000 metros quadrados da Expoeste, num certame que, segundo a organização, atrai anualmente “cerca de 200 mil pessoas”.

No certame estarão representadas as 12 freguesias do concelho, através das suas associações e coletividades que dinamizam quer as tasquinhas quer uma mostra etnográfica de todo o espaço rural caldense e uma exposição das potencialidades do associativismo concelhio.

As entradas são livres.

 

 

FUNDÃO: Barcas tradicionais regressam ao rio em Janeiro de Cima

 

A aldeia de xisto de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, vai receber no domingo, uma prova de perícia com barcas tradicionais, anunciou hoje o município fundanense.

A iniciativa decorre na Praia Fluvial da Lavandeira, naquela localidade, e é promovida pela União de Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, com o apoio da ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) e da Câmara do Fundão.

“Esta prova de perícia realiza-se há mais de dez anos e tem como objetivo promover a barca típica, as suas tradições e testar a mestria de todos os barqueiros e barqueiras”, refere a nota de imprensa hoje enviada à agência Lusa.

A informação lembra igualmente que “a barca é um dos símbolos de Janeiro de Cima e revela a forte relação que a população desta aldeia do xisto sempre estabeleceu com o rio” porque permitia a “passagem de pessoas, animais e mercadorias de uma margem para a outra”.

 

 

CASCAIS: PSP detém homem por furto em interior de viatura

 

A PSP, através da Divisão Policial de Cascais, deteve um homem de 40 anos em flagrante delito por furto em interior de viatura, na quarta-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a polícia dá conta que o homem estava a “rondar viaturas estacionadas” e que, “na abordagem e revista”, as autoridades encontraram ferramentas “que se crê servirem para arrombar viaturas”.

O suspeito, já referenciado pelas autoridades devido à “prática de diversos crimes contra a propriedade, mormente por furtos no interior de residências, encontra-se em incumprimento da medida de coação de apresentações bissemanais” e foi-lhe apreendida droga (cocaína e heroína) “cuja quantidade incorre apenas em contraordenação”.

O detido foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

 

TYS/CYC/DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar