23-07-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura

Redação, 23 jul (Lusa) – Notícias breves de Cultura:

 

Flautista Ana Ferraz vence Concurso do Estoril

 

A flautista Ana Ferraz, de 23 anos, venceu o Concurso de Interpretação do Estoril, que se realizou no âmbito do 44.º Festival Internacional de Música Estoril-Lisboa, tendo o pianista Nuno Lucas recebido o Prémio do Público, no valor de 350 euros, foi hoje anunciado.

O prémio tem o valor pecuniário de 3.000 euros, e Ana Ferraz irá atuar a solo num concerto com orquestra no 45.º Festival Estoril Lisboa, no próximo ano, e na próxima temporada 2019/2020 terá concertos com as orquestras Sinfónica Portuguesa, Clássica do Sul, a de Câmara de Cascais e Oeiras, e ainda a Filarmonia das Beiras.

Ana Ferraz, no próximo ano, irá ainda atuar no 40.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no Cistermúsica - XXV Festival de Música de Alcobaça de 2019, e efetuará uma gravação na RDP/Antena 2.

Em 2.º lugar ex-aequo ficaram Nuno Lucas e Vítor Castro (marimba) que receberam 500 euros cada, e em 3.º Ricardo Carvalho (flauta), que recebeu 750 euros.

 

 

Nova série do criador de “Os Simpsons” estreia-se a 17 de agosto na Netflix

 

A nova série de animação do criador de “Os Simpsons”, Matt Groening, “Desencantamento”, cuja história acontece num reino medieval em ruínas, estreia-se na plataforma Netflix a 17 de agosto.

“Desencantamento” é, de acordo com a Netflix, num comunicado hoje divulgado, uma série de animação para adultos de dez episódios, que leva os espectadores “para um reino medieval em ruínas de Dreamland, onde poderão seguir as desventuras da jovem e alcoólica princesa Bean, o seu animado companheiro elfo, Elfo, e o seu demónio pessoal Luci”.

A dar voz às personagens estão, entre outros, Abbi Jacobson, Nat Faxon, Eric Andre, John DiMaggio, Davud Herman e Lucy Montgomery.

 

 

Exposição de fotografias de David Bowie em Gaia

 

A exposição de fotografia “Let’s dance!”, que reúne fotografias do músico britânico David Bowie (1947-2016) de autoria de Terry O'Neill, Markus Klinko, Norman Parkinson, Justin de Villeneuve e Gerald Fearnly, é apresentada pela primeira vez em Portugal, a partir de 05 de setembro, em Vila Nova de Gaia.

A exposição, composta por 40 fotografias, tem curadoria dupla do músico David Fonseca e da crítica de arte Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, e vai estar patente até 04 de novembro no ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia.

Segundo nota da organização, está previsto uma programação paralela, que inclui um ciclo de cinema, com estreia inédita em Portugal, em sala, do documentário “David Bowie: The Last Five Years”, atuações musicais e a apresentação do catálogo das fotos da exposição.

 

 

Cátedra Cascais Inteartes abre candidaturas para bolsas de investigação

 

A Cátedra Cascais Inteartes abriu, pelo segundo ano consecutivo, as candidaturas para bolsas no valor de 5.000 euros.

As bolas destinam-se a “uma investigação aprofundada sobre as obras de Ana Hatherly, Bartolomeu dos Santos, Branquinho da Fonseca, David Mourão-Ferreira, Fernando Lopes-Graça, Herberto Helder, João Abel Manta, João Gaspar Simões, Maria Archer, Maria de Lourdes Martins, Mário-Henrique de Leiria, Ruben A. e Michel Giacometti”, foi hoje divulgado.

As candidaturas estão abertas até 31 de agosto, e destinam-se ao público em geral, segundo nota da câmara de Cascais.

A Cátedra Cascais Interartes é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara de Cascais, na área dos estudos literários e artísticos contemporâneos em Portugal, tendo como objetivo “a investigação aprofundada sobre as obras de autores ligados a Cascais e ao mundo, numa dimensão comparatista, de diálogo inter-artes e de encontro com obras de outros criadores”, segundo a mesma fonte.

 

NL/JRS // TDI

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar