30-05-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 30 mai (Lusa) - Notícias breves do País:

 

ALCOBAÇA: Câmara paga a fornecedores a cinco dias

 

O município de Alcobaça estava a pagar aos fornecedores a cinco dias, no quarto trimestre de 2017, de acordo com dados recentemente divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais.

Deste modo, conseguiu “reduzir significativamente” esta média face aos valores do final de 2016, que se situavam nos 14 dias, refere a autarquia em nota de imprensa.

 

CADAVAL: Câmara assinala Dia da Criança com artes circenses

 

O município do Cadaval assinala, na sexta-feira, o Dia Mundial a Criança no pavilhão municipal com o espetáculo “A Família do Circo”, com música, dança, circo e representação, para alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho.

É contada a história de uma família – “A Família do Circo”, baseando-se num cruzamento de várias áreas artísticas, em que faltará humor, acrobacia, dança e outras surpresas, adianta o grupo dinamizador, o Chapitô.

Um total de dez personagens vão representar cada um dos emblemáticos membros do circo, com elementos cénicos adaptados às técnicas circenses: monociclo, manipulação de objetos, tecido, dança, forças combinadas, magia e todos “sincronizados” relatam a história, remetendo para um imaginário do grande espetáculo que é o circo.

 

LOURINHÃ: Município comemora Dia da Criança no domingo com atividades para crianças

 

A Câmara da Lourinhã comemora, no domingo, o Dia Internacional da Criança, com muitas atividades para os mais pequenos na Praça José Máximo da Costa, no centro da vila.

Insufláveis, trampolim, modelagem de balões, pinturas faciais, jogos tradicionais, piscina de bolas, parede de escalada e animação de rua e aula de zumba são as principais ofertas.

 

PENICHE: Câmara comemora Dia do Pescador com várias atividades

 

Peniche assinala o Dia Nacional do Pescador, entre quinta-feira e domingo, com diversas atividades.

Na quinta-feira, a bordo da traineira “Afrodite” – no Porto de Pesca – é apresentado o projeto “Territórios com História”, que une três municípios ligados ao mar – Ílhavo, Murtosa e Peniche - com histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar.

A gastronomia a bordo é motivo para um “Showcooking” e degustação de receitas de bordo, sob a direção da 'chef' Patrícia Borges.

No domingo, o programa integra um almoço de convívio de homenagem ao pescador, sessão de fados e missa em homenagem aos homens do mar.

 

PENICHE: Dia Mundial da Criança comemorado com atividades na sexta e sábado

 

O Dia Mundial da Criança é comemorado, na sexta e sábado, em Peniche, com programa diversificado de atividades no recinto junto aos Bombeiros Voluntários.

A participação é gratuita num programa repleto de atividades lúdicas e pedagógicas, desde insufláveis, planetário, jogos tradicionais e dança criativa.

As atividades destinam-se às escolas, na sexta-feira, e às famílias, no sábado.

 

TORRES VEDRAS: Município com inscrições abertas para ocupação de crianças nas férias de verão

 

A Câmara de Torres Vedras tem inscrições abertas para o programa “Tempo de Férias – Verão 2018”, que decorre de 25 de junho a 27 de julho.

A iniciativa destina-se a crianças residentes ou a frequentar as escolas no concelho de Torres Vedras.

As atividades decorrerão entre as 9:00 e as 17:00, sendo facultada extensão de horário às crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (das 8:00 às 9:00 e das 17:00 às 19:00).

O local de concentração será na Escola EB 2.3 de S. Gonçalo.

 

LISBOA: Nova plataforma digital para planear viagens vai estar disponível em setembro

 

A Via Verde apresentou hoje uma aplicação móvel para planear viagens em Lisboa, "com indicação de alternativas de percurso, custo e tempos médios de deslocação", e que vai estar disponível em setembro, indicou a empresa.

De acordo com o administrador da Via Verde Serviços, Luís D'Eça Pinheiro, a plataforma vai incluir informação sobre transportes públicos na capital, como a "Carris, Comboios de Portugal (CP), Rodoviária de Lisboa, Transtejo, Metropolitano de Lisboa, Fertagus, Soflusa e Transportes Sul do Tejo", mas também vai permitir fazer a reserva de serviços de transporte privados.

A aplicação deverá estar disponível em setembro e o administrador disse que há a intenção de a expandir para outras cidades de Portugal.

 

AZF/MLS/FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar